SLZ: meninos já podem vacinar contra o HPV

Todas as 66 salas de imunização disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde de São Luís estão com estoque suficiente de vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para atender ao primeiro grupo de meninos com idade de 12 e 13 anos, conforme recomendação do Ministério de Saúde.

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões que evoluem para o câncer como o de colo de útero, pênis, garganta ou ânus. Foto: Divulgação

Para ressaltar a importância da imunização contra o HPV, foi intensificado o trabalho de conscientização nas escolas municipais de Ensino Fundamental, visando orientar os adolescentes inseridos nesta faixa etária, público-alvo da campanha.

Início

A campanha de vacinação contra o HPV destinada aos meninos teve início na semana passada, em todo o pais. Antes, apenas as meninas de 9 a 11 anos recebiam as doses da vacina. A inclusão dos garotos amplia o público contemplado pelas ações de prevenção contra os diversos tipos de cânceres causados pelo HPV à medida que visa protegê-los desde cedo, antes mesmo de iniciarem a vida sexual, quando a vacina é considerada mais eficaz, segundo especialistas na área.

Nos meninos, a vacina previne contra os cânceres de pênis, ânus e garganta. A iniciativa de vaciná-los contribui ainda para a diminuição da circulação do vírus na população, beneficiando também o público feminino no combate ao câncer de colo do útero e vulva.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *