Um dos maiores cantadores do Boi de Matraca, Humberto de Maracanã, conhecido como “Guriatã”, [nome dado pela comunidade a Humberto de Maracanã, em homenagem ao pássaro homônimo de canto melodioso] será lembrado e reverenciado com festa em documentário.

As gravações vão ocorrer nesta sexta (20) e sábado (21), na sede do Boi de Maracanã, no respectivo bairro.
Intitulado de “O Guriatã”, no documentário Humberto Barbosa Mendes, o Humberto de Maracanã, que morreu em 19 de janeiro de 2015, terá sua trajetória de vida contada em audiovisual graças ao programa Rumos Itaú Cultural.
Uma equipe de São Paulo, da produtora Maracá Produções, está em São Luís para captar as últimas imagens que vão compor o DVD durante duas apresentações especiais do Batalhão de Ouro.
O material será montado também com imagens captadas no São João de 2016, quando das apresentações do boi nos diversos arraiais de São Luís.
O documentário terá imagens do Guriatã em suas apresentações, depoimentos dos chamados Amigos da Velha Guarda do Boi de Maracanã e passagens com a participação de outros cantadores do boi, como Humberto Filho, Ribinha de Maracanã e Tetêco, além de depoimentos gravados com Lourenço Barbosa, Malvino Maia, Vitor Santos, Pedro Paulo Marins e Zé Mário.
Para as duas noites de gravações e festa na comunidade do Boi de Maracanã, foram convocados, além dos brincantes e convidados, simpatizantes e pessoas de outras comunidades ligadas ao boi, como dos bairros Alemanha, Porto Grande, Vila Maranhão e Taim. O documentário deverá ser lançado no São João deste ano.
O documentário é um presente mais do que justo ao folclore maranhense, ao boi de Maracanã e ao Mestre Humberto de Maracanã, que dedicou sua vida à cultura do bumba meu boi, incentivando e contribuindo para que novas gerações compreendessem a importância do folclore para a vida de uma comunidade.