Polêmica no ar. Vereadores de São Luís devem votar, assim que voltarem do recesso, em fevereiro, Projeto de Lei, que regulamenta o transporte individual, por meio de aplicativos que conectam condutores e passageiros usando o aplicativo smartphone, como Uber e o Yet Go.
O Projeto de Lei 001/2017 é de autoria do vereador Paulo Victor (PROS), e foi protocolado nessa segunda-feira, 23 de Janeiro.
Paulo Victor, que é suplente, mas exerce o mandato em substituição ao vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) – que integra a equipe do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), fez o anúncio do seu projeto nas redes sociais e pediu apoio da população.
O projeto divide opiniões entre os internautas. Para os taxistas, a possibilidade de operação da Uber em São Luís é considerada pela categoria como uma concorrência desleal, alegando que pagam alta taxas de impostos.
Sem conhecimento da maioria da população, em 2015, a ex-vereadora Luciana Mendes (PP) – que não conseguiu se reeleger – apresentou um projeto no sentido contrário, ou seja, proibindo a liberaçãodo UBER na capital maranhense. Apesar de ter sido aprovado na Câmara de Vereadores de São Luís, o projeto da ex-parlamentar não foi sancionado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
O vereador Paulo Victor tem afirmado que tem uma agenda positiva para legislar e o primeiro passo como parlamentar municipal e o seu primeiro desafio é regularizar este tipo de serviço.
Vamos esperar e aguardar o próximo capítulo desta novela.