João do Vale, o artista maranhense do século XX, felizmente, ganha de presente um Musical, idealizado pelo diretor do Teatro Artur Azevedo, Celso Brandão, com lançamento previsto para junho deste ano, em pleno São João, a maior festa popular genuínamente maranhense, e como parte das festividades de 200 anos do TAA.
A direção geral de “João do Vale – O Musical” é de Vinícius Arneiro. Ele é fundador e diretor artístico da Companhia de Teatro Independente no Rio de Janeiro. Já trabalhou em grandes espetáculos, entre os mais recentes, está “Cássia Eller – O Musical”, que assina a direção junto com João Fonseca – e passou por São Luís no ano passado.
Dono de um currículo impecável, Arneiro veio a São Luís para dirigir o espetáculo que vai narrar a vida de um dos artistas maranhenses cuja a história, do ajudante de pedreiro, se resume em simplicidade, honestidade com a sua arte, sem falar na trajetória marcada pelo sofrimento em alguns momentos da vida, mas superado pelo talento de um autodidata. O autêntico “Carcará” que encantou nomes como o de Chico Buarque, Nara Leão, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Jackson do Pandeiro, Zé Keti, enfim, o Brasil..
Elenco
Numa seleção concorrida foram escolhidos os atores Gisele Soares de Vasconcelos, Jamierson Dionisio Rodrigues Pacheco, João Victor da Silva Pereira, Juliana Sousa Cutrim, Marconi Jorge Rezende, Milena Chagas Mendonça, Tiago Pinheiro Andrade e Vicente Anastácio Melo, que vai interpretar João do Vale, cuja a história de vida tem semelhança.
O elenco, sob a direção musical do violonista e arranjador Luiz Júnior, já está ensaiando para contar aos maranhenses, quiçá, o Brasil e ao mundo a história, segundo a jornalista Andréa Oliveira, de “um homem que não foi corrompido pela fama e o dinheiro. Ele foi um artista que estava a frente do seu tempo. Teve vida que escolheu: E no momento exato foi e soube voltar para a sua Terra Natal: Pedreiras.