Lúcia Santos lança “Nu Frontal com Tarja” dia 17 de maio, em São Luís

A boa filha à casa torna. A poeta Lúcia Santos, radicada em São Paulo, lança no dia 17 de maio, quarta-feira, “Nu Frontal com Tarja”, da editora Reformatório (SP).  O evento será no espaço “A Casa”, Travessa do Rio Pimenta, nº 46, no Olho D´Água, e vai rolar leitura de poemas do livro com a participação de parceiros da poeta, além de canjas musicais.

Poeta maranhense Lúcia Santos. Foto: Divulgação

Lúcia Santos define o “Nu Frontal com Tarja” como um livro de frases, poemas, crônicas e microcontos.

Sobre a autora

A poeta maranhense Lúcia Santos nasceu na cidade de Arari, em 1964. Começou a escrever ainda criança, mas só aos 20 anos encarou a poesia de frente, como algo definitivo e irreversível. A partir de então participou de diversos concursos, sendo premiada em muitos deles.

Em 1992, publicou seu primeiro livro de poemas, Quase Azul Quanto Blue. Em 1997, ganhou o primeiro lugar no XXIII Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, com o livro Batom Vermelho. Mudou-se para São Paulo, onde mais tarde, em 2006, veio a publicar seu terceiro livro de poemas, primeiro de haicais, intitulado Uma Gueixa pra Bashô. Participou de várias coletâneas, e tem seu nome no “Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras”, de Nelly Novaes Coelho.

Ao lado de atores, músicos e poetas, roteirizou e apresentou alguns espetáculos de poesia, como: Batom Vermelho, Cordel Technicolor, Eros&Escrachos, Dentro da Palavra, Cochichos de Bruxas, Ménage à Trois, Papas na Língua, Companhia Ausente e Versos sem Tarja. O trabalho com poesia falada veio após cursar teatro em São Luís, em 1990, com o ator e diretor Lio Ribeiro. Em 1999, participou de um workshop com a atriz e poeta Elisa Lucinda. Em 2016, apresentou-se ao lado da poeta e letrista Alice Ruiz, no Baile do Baleiro, em S. Paulo.

Como letrista, tem parcerias com Kléber Albuquerque, Kana Nogueira, Cássio Gava, Pedro Moreno, Adolar Marin, Clarisse Grova, Rubens Kurin, Nosly, Tutuca, Daffé, Zeca Baleiro e muitos outros. Participou de festivais de música em São Luís, Belo Horizonte e São Paulo. Algumas de suas parcerias foram gravadas pelas cantoras Paula Lima, Margareth Menezes, Nila Branco e Andreya Vieira.
Em 2009 a poeta foi tema de duas monografias do Curso de Letras, em S. Luís: “A Imagem e a Palavra na Poética de Lúcia Santos” e “Erotismo na Obra Batom Vermelho de Lúcia Santos”.

Recentemente, em setembro de 2016, publicou seu quarto livro de poesias, Nu Frontal com Tarja, pela Editora Reformatório (SP). O livro teve noite de autógrafos com recital em São Paulo e Porto Alegre. Agora, chega a vez da capital maranhense. Dia 17/05, a partir das 19h30, a poeta estará autografando no espaço A CASA – Travessa do Pimenta, 46 – Olho d’Água. O evento contará com participações de poetas, compositores, atores e artistas em geral.

Lúcia Santos trabalha com Oficinas de Poesia Falada. Tem vários livros inéditos, desde histórias infantis a contos e crônicas, como “Macabéa Desvairada”.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *