Quando o tema em questão é a riqueza e diversidade cultural afrodescendente e de raiz, o qual herdamos, por desconhecimento de causa, ainda se percebe um olhar às avessas. O maranhense Tião Carvalho, afinado com as suas origens, com seu povo, costumes e todo esse legado cultural, abraçou as nossas manifestações culturais e levou além fronteiras, elevando o nome do Maranhão.
Essa sua louvável ação em defesa da autêntica Cultura Popular do Maranhão e do restante do Brasil, lhe rendeu prêmios e reconhecimento dentro e fora do País. Tive o privilégio de prestigiar o respeito dos paulistanos com o trabalho de rua desenvolvido por Tião no Morro do Querosene, acompanhando o Boi de Santa Fé, no ano passado.
Infelizmente, Tião Carvalho tem a identidade dele quase desconhecida da maioria dos maranhenses. Seria justa e espontânea uma comenda concedida pela Câmara de Vereadores de São Luís ou pela Assembleia Legislativa do Maranhão ? Enfim, este Santo de Casa faz Milagre, nem que seja em terra alheia.
Pois bem, o maranhense Tião Carvalho foi premiado pela segunda vez em São Paulo, onde reside há mais de 30 anos. Em 16 de maio de 2004, recebeu o título de “Cidadão Paulistano” em razão da riquíssima, trajetória cultural.
Desta vez, foi premiado pelo júri especializado na categoria Música do Prêmio Governador do Estado de SP para a cultura, iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os vencedores do prêmio foram anunciados em cerimônia no Theatro São Pedro, nessa segunda-feira, 29/5.
A iniciativa foi criada como uma forma de valorizar e incentivar a produção cultural paulista, premiou artistas, coletivos e instituições em nove categorias: arte para crianças, artes visuais, cinema, circo, dança, música, teatro, territórios culturais e instituições culturais.
No total, foram distribuídos R$ 580 mil em prêmios aos vencedores escolhidos pelo júri especializado, o que faz da premiação uma das maiores do país no segmento cultural. Além da premiação em dinheiro, no valor individual de R$ 60 mil, os vencedores escolhidos tanto pelo júri quanto pelo voto popular receberam um troféu exclusivo confeccionado pela artista plástica Ana Maria Tavares.
Multimídia
Radicado em São Paulo desde a década de 1980, o cantor, compositor e produtor maranhense da cidade de Cururupu, Tião Carvalho, desenvolve um trabalho artístico que vai muito além dos seus discos e espetáculos. Entre as atividades desenvolvidas pelo músico estão a direção do Centro de Estudo de Danças Populares Grupo Cupuaçu, a organização da Festa do Bumba Meu Boi no Morro do Querosene e ciclos do Tambor de Crioula. É também um grande estimulador do surgimento de novos grupos dedicados à Cultura Popular.
É daqui do Maranhão as células que Tião Carvalho harmoniza em seu trabalho. Músico, Ator, Dançarino e Arte-Educador, ainda menino, começou seu aprendizado nas danças e festividades maranhenses. Mais tarde, participa em trabalhos com Artes Populares, Teatro e Dança com os grupos LABORARTE e Grupo CAZUMBÁ em São Luis – MA.
Em 1979, muda-se para o Rio de Janeiro e passa a integrar o elenco do TEATRO VENTO FORTE à convite de ILO KRUGLI. Com mudança do grupo para São Paulo, 1980, amplia suas experiências profissionais, realizando trabalhos com artistas ligados à dança contemporânea, moderna e popular como Klaus e Rainner Viana, Ruth Rachou, Graziela Rodrigues e Antonio Nóbrega.
Em 1986, com outros artistas, profissionais de diferentes formações acadêmicas e alunos de dança funda o Grupo Cupuaçu que desenvolve um repertório variado e de valorização das danças e festas populares brasileiras como as do Bumba – meu – boi que realiza na cidade de São Paulo, no Morro do Querosene, desde 1990, em três eventos anuais – Renascimento, Batizado e Morte do Boi e que congrega, a cada edição, cerca de cinco mil pessoas.
Há mais de vinte anos desenvolve, também, trabalhos em escolas com ,crianças e jovens, além de participar de seminários e workshops, em Universidades Brasileiras e do exterior, sobre música e dança popular.
Construiu, assim, uma carreira em que a cultura popular é eixo e inspiração de suas várias maneiras de fazer arte. Artista popular, realizou diversos espetáculos de Teatro e Dança e Músicas Populares, tanto no Brasil como no exterior.
Lançou dois CDs solo “Quando Dorme Alcântara”, com canções de sua autoria e de outros maranhenses; ee “Tião Canta João”, homenageando seu grande conterrâneo João do Vale.
Desde cedo, a sonoridade dos grandes mestres do cancioneiro nordestino o acompanha, e assim foi espalhando por palcos, praças e festivais, no Brasil e na Europa, as canções de João do Vale, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, e tantos outros que aquecem e animam nossos corações.
Um dos grandes nomes de expressão da cultura popular brasileira, o maranhense Tião Carvalho já realizou trabalhos ao lado de artistas como, João do Vale, Naná Vasconcelos, Zeca Baleiro, Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Vanessa da Mata, Ná Ozzetti, Barbatuques, Dinho Nascimento, Grupo Mawaca, Klauss Viana, Cássia Eller…
Teve sua música “Nós”, gravada várias vezes, nas vozes de Ná Ozzetti, Cássia Eller, além da versão inglês batizada de “US”, interpretada pela cantora inglesa Jesuton.Participou de vários grupos musicais de grande importância na divulgação da MPB dançante, como a Banda Mexe com Tudo e a Banda Mafuá.