A Pequena Companhia de Teatro irá ocupar de 19 a 28 de julho de 2017 o Centro Cultural BNB – Fortaleza. O projeto Teatralidades é realizado pelo Ministério da Cultura e tem patrocínio exclusivo do Banco do Nordeste do Brasil, através da Seleção de Projetos Culturais BNB 2016/2018. Terá na programação a apresentação do espetáculo em repertório “Velhos caem do céu como canivetes”; a realização das oficinas “Do narrativo ao dramático – A transposição de gêneros como instrumento de confecção de dramaturgia” e “Quadro de Antagônicos – Instrumento de treinamento para atores”; Lançamento do livro “Cinco Tempos em Cinco Textos – Dramaturgia reunida de Marcelo Flecha”; e a realização de debates, palestra e exposição de figurinos.
A Pequena Companhia de Teatro está completando 11 anos de atividades. Neste período o grupo acumulou estatísticas invejáveis ao percorrer os palcos de quase todos os estados do País, seja em projetos de grande escala como o Palco Giratório do SESC, em 2012, seja em projetos premiados em editais de circulação regionais ou locais, como o Viagem Teatral do SESI São Paulo em 2013, a ocupação do Centro Cultural BNB de Sousa, na Paraíba em 2014, o Petrobrás Distribuidora de Cultura no centro-oeste em 2016 e o Amazônia das Artes na região norte, também em 2016.
Sobre o espetáculo
“Velhos caem do céu como canivetes” é livremente inspirado no conto “Un señor muy viejo con unas alas enormes”, de Gabriel García Márquez. Com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha, a narrativa apresenta duas personagens em permanente exercício dialético: um Ser Humano, representado pelo ator Cláudio Marconcine, e um Ser Alado, representado pelo ator Jorge Choairy.
Desde 2013 o espetáculo se apresentou 42 vezes. Na sede da companhia no centro histórico de São Luís em projeto de manutenção de coletivos teatrais pela FUNARTE e no norte do Brasil pelo Amazônia das Artes – Rede SESC de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. Participou do 21° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga/CE e 9º FENTEPIRA – Festival Nacional de Teatro de Piracicaba/SP e mais recentemente do Projeto Boca de Cena – Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo 2017, em Campo Grande/MS.
O espetáculo acumulou premiações nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator (Jorge Choairy) e teve ainda a indicação para as categorias de Melhor Ator (Cláudio Marconcine), Melhor Iluminação e Melhor Cenário no V Prêmio SATED – MA de Artes Cênicas.
A encenação de “Velhos caem do céu como canivetes” utiliza, na sua montagem, a metodologia desenvolvida pela Pequena Companhia de Teatro durante a última década, sistematizada no instrumento denominado Quadro de Antagônicos. É o treinamento, através desse instrumento, que indica os caminhos da dramaturgia e encenação, partindo da oposição física como fundamento para o desenvolvimento do repertório gestual do ator e a construção final das personagens. O teatro como a arte do ator. Assim, a encenação aqui proposta desenvolve seu trabalho tendo o ator como centro gerador de linguagem.
O espetáculo, com duração de 60 minutos, tem recomendação para maiores de 12 anos. As apresentações acontecerão nos dias 19, 20, 21; e 26, 27 e 28 de Julho de 2017, sempre às 18h com distribuição gratuita de ingressos uma hora antes de cada sessão.
Após cada apresentação o grupo realiza um debate sobre o espetáculo com foco na discussão da encenação e dos procedimentos metodológicos da Pequena Companhia de Teatro.
Sobre as oficinas
Como atividades formativas a Pequena Companhia de Teatro realizará duas oficinas durante a ocupação do Centro Cultural BNB-Fortaleza. As atividades serão ministradas pelo encenador Marcelo Flecha.
“Do Narrativo ao Dramático: a Transposição de Gêneros como Instrumento de Confecção de Dramaturgia” é uma oficina de atividade teórica permanente da Pequena Companhia de Teatro. Reconhecida pelo Programa Cultural Petrobras, FUNARTE, pelo Programa BNB de Cultura, pelo SESI e SESC Dramaturgia essa atividade formativa foi aplicada em 15 (quinze) cidades de 12 (doze) estados brasileiros. A oficina teórica é direcionada a alunos de Letras com iniciação nas escrituras de gênero dramático, a dramaturgos em processo de formação e a pessoas que tem interesse no exercício de produção literária para teatro. A oficina acontecerá dias 20 e 21 de julho das 13h às 17h no Centro Cultural Banco do Nordeste. As vagas são limitadas a 20 participantes e as inscrições gratuitas podem ser feitas no e-mail contato@pequenacompanhiadeteatro.com.
“O Quadro de Antagônicos como Instrumento de Treinamento para o Ator” é uma oficina de atividade prática e permanente e que o grupo mantém em seus projetos de ocupação. Reconhecida pela FUNARTE, pelo Programa BNB de Cultura e pelo SESC já foi realizada em 20 (vinte) cidades de 10 (dez) estados brasileiros. Esta oficina prática tem como público-alvo atores e alunos de teatro de cursos técnico ou superior; artistas de teatro, encenadores e pesquisadores com interesse na confecção de dramaturgia a partir do ator. A oficina acontecerá dias 26, 27 e 28 de julho das 13h às 17h no Centro Cultural Banco do Nordeste. As vagas são limitadas a 20 participantes e as inscrições gratuitas podem ser feitas no e-mail contato@pequenacompanhiadeteatro.com.
Outra atividade que faz parte da ocupação é o lançamento do livro “Cinco Tempos em Cinco Textos”, dramaturgia reunida de Marcelo Flecha que acontecerá no dia 19 de julho, às 17h no Centro Cultural Banco do Nordeste ocasião em que será lançado o projeto Teatralidades.
O livro concentra em um volume cinco textos teatrais. Foi contemplado para publicação pelo Banco do Nordeste/BNB e Banco de Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES através do Programa BNB de Cultura em 2010 e reúne os títulos: “Distorções de um dia interminável”, “Memórias de um mau-caráter”, “Dois”, “Privada” e “Clausura”.
A palestra “Desconstrução estética do espetáculo ‘Velhos caem do céu como canivetes’” acontecerá ao término da última sessão do espetáculo, dia 28 de julho. Esta atividade permitirá ao espectador uma maior aproximação dos elementos cenográficos utilizados em cena, pois ocorre durante a desmontagem do cenário.
O figurino da intervenção “Literatura Viva”, performance literária criada exclusivamente para a 1ª Feira do Livro de São Luís estará em exposição permanente no Centro Cultural BNB-Fortaleza. Figurino concebido e confeccionado pelo saudoso Chico Coimbra, artista responsável pelos mais originais figurinos já produzidos em espetáculos de teatro, óperas, musicais e shows artísticos executados em São Luís com repercussão nacional e internacional.
SERVIÇO
DATAS: 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de Julho de 2017 (após as apresentações terá debate)
HORÁRIO: 18h (retirada de ingressos 1 hora antes)
LOCAL: Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza-CE