Finalizando a 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, acontece o Over12, que consiste em doze horas de programação cultural intensa em diversos pontos da capital. Composto por espetáculos teatrais, performances, apresentações de artes visuais e shows musicais, o destaque fica por conta da banda “Francisco, El Hombre”, que encerra oficialmente a programação às 21h, na Praça Nauro Machado.
O Over12 teve início na manhã desta quinta-feira (9) com a performance “Palavras Viajantes” da Companhia Tapete Criações Cênicas na Escola Primavera, no bairro do Cohatrac, com o objetivo de retratar a importância da interação entre livro e leitor. A partir do meio dia, Tairo Lisboa inicia a apresentação “Poesias Efêmeras” em que o artista utiliza o chão da Praça João Lisboa para ressignificar a funcionalidade do asfaltamento das ruas.
Às 16h, na Galeria Trapiche, a Mira Mundo Produções Culturais apresenta a performance “Relações em três acessos”. No mesmo horário, acontece na Rua da Rampa do Comércio “Um(a) Reticência por um bilhete ou quem sabe uma conversa”, apresentação da artista Tieta Macau. A partir das 17h, a Área de Vivência do Sesc Deodoro sedia a 4° Mostra Sesc Hip Hop com uma intensa agenda de competições de dança, apresentações artísticas, discotecagem e premiação, incluindo participação do bailarino e coreógrafo Jean Mendes (RS).
A programação prossegue na Guest House, às 18h, com a Companhia Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”, integrante do Circuito Especial do Palco Giratório, apresentando o espetáculo “Evocando os Mortos”, que refaz o caminho da atriz Tânia Farias na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea, além de constituir um olhar sobre as discussões de gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes.
A vídeo-arte de Ramusyo Brasil toma conta da Praça Nauro Machado a partir das 18h, propondo um exercício de imagem e som, favorecendo uma percepção crítico-poética sobre o tratamento dado ao ambiente natural da ilha de São Luís. Para os amantes da gastronomia dos povos de terreiros e amazônicos, a Cozinha Ancestral participa do evento com o “Banquete no Chão”, no Espaço Chão Slz, localizado na rua do Giz, a partir das 20h30.
A partir das 19h a música inicia no palco montado na Praça Nauro Machado com a discotecagem da maranhense Fê Marques. Logo após, a Banda Cofo de Parafernalha apresenta seu show “O Céu Vai Desabar”, misturando a tradição dos ritmos regionais e brasileiros com o peso do rock e suas vertentes, característica que marca as apresentações da banda.
Encerrando a 12° Aldeia Sesc Guajajara de Artes, às 21h, sobe ao palco a banda “Francisco, el hombre”. Formada por mexicanos e brasileiros, compondo músicas em português e espanhol, tornou-se uma peça fundamental na conexão latino-americana, rompendo as fronteiras imaginárias. A música de maior destaque se chama “Triste, louca ou má”, que foi indicada a melhor canção em língua portuguesa no 18º Grammy Latino e integra a trilha sonora da novela global “O outro Lado do Paraíso”.