Profissionais da imprensa e produtores de festivais de várias cidades brasileiras estarão presentes na etapa de formação do BR 135, o Conecta Música, na segunda semana do Festival BR 135, que acontece de quinta a sábado, ocupando vários espaços da Praia Grande. Entre as presenças confirmadas, destaque para Bruno Giorgio, produtor dos pernambucanos Lenine e Otto, que vai ministrar uma oficina sobre produção musical, e a jornalista Anna Mota, da revista Rolling Stones, que participa de mesa sobre jornalismo cultural. Veja abaixo os principais eventos do Conecta Música.
Oficina Introdução à produção musical-Bruno Giorgio
Sala Babaçu (Centro Cultural da Vale CCVMA)
de 30/11 a 2/12 – das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h
Um dos produtores mais importantes da cena musical brasileira contemporânea fala sobre sua experiência no acompanhamento de gravações e mixagens com vários produtores e engenheiros de som, entre eles Tom Capone, Denilson Campos, JR Tostoi, Aaron Bastinelli e Henrique Vilhena.
Na oficina vai detalhar a atuação de um produtor musical, até onde ele pode interferir no trabalho do artista, como se faz um disco (cada uma das etapas e como esse profissional se envolve em cada uma delas).
A estética na produção musical: como a história da arte e a sociedade mudaram a forma de ouvir (e criar) música. Como produzir para os dias de hoje. As diferenças entre produzir uma banda e um artista solo, custos de produção, os principais produtores da história, além de noções básicas de áudio, como funcionam os softwares, para quem servem controladores e interfaces.
Em 2006, Bruno Giorgio abriu o estúdio O Quarto, na Urca, RJ, onde trabalha como produtor e engenheiro de som. Integrante da banda que acompanha o cantor Lenine, produziu e mixou os discos Chão ao vivo e Carbono, do artista pernambucano, este último indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de MPB. Bruno também mixou e masterizou o disco mais recente do cantor e compositor Otto, Ottomatopeia.
Oficina Cantos com tambor – Mayra Rizzo
Dia 1/12 – Laborarte – das 14h às 17h
A oficina contempla uma retrospectiva histórica que aborda a relação das mulheres da pré-história com os rituais de tambor; origens dos cultos com tambor nas antigas civilizações Suméria, Egípcia e Africana até chegarem ao Brasil; cantos andinos (coplas, bagualas e vidalas), além de praticas de cantos ancestrais andinos e afro-brasileiros com o acompanhamento do “tambor de mão”.
Mayra Rizzo é socióloga e pesquisadora do folclore latino-americano. É também diretora da agência cultural Conexão Latina, que trabalha com o grupo musical Totó La Momposina (Colombia) e promove vivências de cantos com tambor.
Oficina Gestão de Carreira – Anderson Foca
Dia 1/12– Auditório (Centro Cultural da Vale CCVMA) – das 10h às 13h
A oficina propõe conhecer de forma geral as etapas para uma boa preparação artística, entendendo a importância da construção da reputação da banda e a capacidade de reconhecer oportunidades e potenciais dos espaços.
RODAS DE CONVERSA
Música e Cultura Digital: o espaço web e a difusão cultural
Diálogo sobre a potência de conteúdos culturais compartilhados no espaço digital, sobretudo a música, a interatividade e o papel de sites especializados.
Dia 30 – Auditório (Centro Cultural da Vale CCVMA) – das 11h às 12:30h
Jonas Sakamoto (SobreOTatame), Lucas (Volts), João Paulo (Whiplash.net) e Antonio Carlos (Praquemnãosabe); mediação de Zema Ribeiro.
Festivais: desafios e oportunidades da circulação musical no Brasil e na América Latina
Diálogo sobre os desafios e oportunidades dos festivais para circulação e internacionalização da música brasileira e latino-americana.
Dia 1º– Auditório (Centro Cultural da Vale CCVMA)- das 14h às 15h30
Anderson foca (Festival do Sol – RN), Marcelo Damaso (Se Rasgum – PA), Tatiana Sobral (Vento Festival – SP), Heloisa Aidar (Pommelo-SP), Priscila Melo (Eletrônica Viva – SP), José Murílio (Ponto Ce – CE) e Luciana Simões (BR 135 – MA).
Casas autorais: espaços para música independente e alternativa
Dia 2 – Auditório (Centro Cultural da Vale CCVMA)- das 14h às 15h30
Fernando Sousa (Casa da Música – Portugal), Marcelo Damaso (Ziggy – PA), Danilo Gomes Leonel (Casa do Mancha – SP) e Natanael Júnior (Fanzine – MA)
BATE PAPO
O papel do jornalismo cultural e a relação coma música
Diálogo sobre a cobertura centrada na agenda e no entretenimento, o tratamento contextualizado e menos estereotipado para a valorização de conteúdos relacionados à diversidade cultural na música.
Dia 1º– Auditório (Centro Cultural da Vale CCVMA)- das 16h às 17h30
Jorge Luiz (Projeto Levada e Radio Roquete Pinto – RJ), Anna Mota (Rolling Stone – SP), Gabriela Rassy (Catraca Livre – SP), Ariel Torres Fagundes (Noize – SP) e Ana Clara Matos (Rádio Cultura do Pará) – Mediador: Ricarte Almeida Santos
RODADA DE NEGÓCIOS
Pitch com bandas locais
Dia 30 – Auditório (Centro Cultural da Vale CCVMA)-das 14h às 17h
Com a presença de produtores e realizadores dos seguintes festivais e espaços culturais: Tatiana Sobral (Vento Festival – SP), Festival do Sol (RN), Maloca Dragão (CE), Eletrônica Viva, Ponto CE, Festival Bananada (GO), Festival Se Rasgum (PA), Casa da Música (Portugal), Ziggy (PA), Casa do Mancha (SP), Sesc SP, Fanzine MA e CHÃO SLZ.
O pitch é uma apresentação curta de um produto. A grande diferença é que ela adota uma metodologia para facilitar a comunicação e entendimento entre quem tem algo a oferecer e as pessoas interessadas (geralmente investidores ou compradores). Na maioria das vezes, o pitch é o primeiro contato marcante, pode durar um pouco mais de 30 segundos (pitchelevator) ou até 15 minutos (em apresentações formais), e que o leva posteriormente a novos patamares de negociação e entrosamento.