Jorge Cardoso fala sobre o Choro na Cultura Brasileira

O bandolinista cearense Jorge Cardoso, uma das atrações do RicoChoro ComVida na Praça, que acontece sábado (23), na Praça Nauro Machado (Praia Grande), às 19h, e marca o encerramento das atividades do projeto em 2017, vai comandar uma roda de conversa, tendo como tema “O Choro como potencial na educação (musical) brasileira”.

Jorge Cardoso. Foto: Divulgação

A exemplo do sarau, a roda de conversa também é gratuita e aberta ao público interessado em geral, e acontece às 16h, no auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem, Rua da Estrela, Praia Grande).

O tema da palestra foi o tema da pesquisa do doutorado em Educação (UECE) de Jorge Cardoso.

– O Choro tem muitas peculiaridades que se misturam na cultura brasileira. Em um país de tanta diversidade e riqueza, muitas vezes os meios de comunicação restringem essa diversidade. Dentro do universo do Choro há um conjunto de danças, de gêneros musicais, estilos e sotaques. A forma de tocar choro no Rio de Janeiro é uma, no Nordeste é outra – destaca o bandolinista, cuja formação no instrumento se deu na Itália entre 2004 e 2008.

Durante a roda de conversa ele abordará também sua percepção do Choro no Maranhão. “Eu morei no Maranhão entre 1997 e 1998, me sinto um maranhense de certa forma”, lembra.

Perfil

Jorge Cardoso é hoje membro do Instituto Jacob do Bandolim, instituição dedicada à preservação da memória do maior nome do instrumento no Brasil.

Ele conta como se deu sua entrada e adianta os preparativos para as comemorações do centenário do autor de “Vibrações”.

– Ano passado eu fui o pesquisador que conseguiu localizar o único vídeo de Jacob do Bandolim tocando. Essa descoberta foi uma surpresa maravilhosa, graças a isso eu passei a fazer parte do Instituto Jacob do Bandolim. Estamos trabalhando arduamente para poder comemorar seu centenário, em fevereiro. Em breve teremos uma belíssima comemoração, provavelmente na Casa do Choro no Rio de Janeiro, com a presença de vários bandolinistas importantes – anuncia. No site jacob100.com.br, vinculado ao site do Instituto Jacob do Bandolim é possível obter outras informações.

Serviço

O quê: Roda de conversa: O Choro como potencial na educação (musical) brasileira

Quem: o bandolinista Jorge Cardoso

Quando: sexta-feira (22), às 16h

Onde: auditório da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem)

Quanto: grátis

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *