O lançamento do sétimo livro de poesias de Zé Maria Medeiros acontece nesta sexta (22) na Cia Circense, Beco dos Catraieiros, às 19h.
O livro tem 12 poemas inéditos, o primeiro deles um texto longo, A rua nua, fio condutor do volume, que tem ao todo 40 páginas. Em meio a lembranças e depoimentos poéticos sobre personagens e lugares que encontra no seu dia-a-dia, Zé Maria dá mais um passo rumo a uma vivência poética muito particular lançando “um olhar sobre o nosso tempo e a cidade”.
Vivo na rua, minha arte é de rua
e a rua é o planeta e o planeta cabe no Beco
um insignificante Beco ligado a infinitas ruas
afluentes de avenidas numa tessitura de aranha
engloba toda a cidade e se espalha em estradas
para lugares infinitos.
No prefácio A poesia também uma festa, o amigo e escritor Fernando Abreu afirma que a busca poética de Zé Maria “se nutre de um experimental mais amplo que o estritamente estético, por isso dispensa a necessidade de refletir-se nele. Quando precisa, usa suas antigas ferramentas, agora a serviço de uma oralidade de bases muito mais antigas, quase se pode dizer atemporais.
História
José Maria de Sousa Medeiros nasceu em Barra do Corda (MA). Tem seis livros publicados: Jo-Zé (1978), Mais um homem no mundo (1980), Metade 4º Extrato (1981), Par Ímpar (2000), O fruto da ira é doce (2005) e Café do Tempo (2012). Além disso tem poemas publicados nas revistas 6, 7 e 8 da Uns & Outros da Akademia dos Párias. É músico da Cia Circense de Teatro e Bonecos e idealizador do projeto cultural A Vida É Uma Festa, na Praia Grande desde 2004.
SERVIÇO
A RUA NUA
Livro de poemas de Zé Maria Medeiros
Lançamento: dia 22 de dezembro, às 19h
Local: Coletivo A Vida é uma Festa – Cia Circense – Beco dos Catraieiros, Praia Grande
Preço do livro: R$ 20,00