Definido planejamento de Segurança no Carnaval do MA

Mais de sete mil policiais militares estão destacados para a cobertura do circuito oficial do Carnaval no Maranhão. Em reunião nesta quarta-feira (7) no Palácio Henrique de La Roque, comandantes dos batalhões e dos grupamentos especializados definiram com a tropa a organização da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) para o período. O cronograma de operação da Polícia Militar será de caráter preventivo e ostensivo. As ações de policiamento se estendem do dia 9 até a Quarta-Feira de Cinzas (14), cobrindo ainda entorno e bairros adjacentes ao circuito.

Reunião para definir planejamento de segurança durante o Carnaval. Foto: Divulgação

Operações serão montadas em pontos estratégicos dos circuitos, como terminais de viagens (Ferryboat, Terminal Ponta da Espera, terminais de integração e Rodoviária de São Luís) e na entrada de São Luís. Entre as ações no circuito estão definidas barreiras policiais e blitzen para combater uso abusivo de álcool, de drogas e posse ilegal de armamento, abordagens a pessoas, estabelecimentos e veículos, incluindo ações intensificadas nos ônibus.

Participam das operações o efetivo militar dos CPAMs I, II e III, Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão Rodoviário e reforço de equipes da Academia de Polícia Militar. Ainda, apoio do canil, Cavalaria e o Centro Tático Aéreo (CTA) com patrulhamento aéreo e apoio terrestre, que estará de prontidão.

Policiamento

O trabalho regular de policiamento nos bairros com as rondas e ações ostensivas para conter crimes permanecem com atuação da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e efetivo em motos e a pé. As operações Malha Metropolitana, com policiamento em pontos estratégicos da Grande São Luís; e Busca Implacável, intensificando as abordagens a coletivos, estão entre as ações. A população pode acionar ainda o 190, contato do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e os números das viaturas que atendem diretamente na área.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *