O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) lança com intervenção artística em sua fachada, o selo Beleza Pura, dando início à programação de 2018. O tema foi especialmente escolhido para exaltar a grandeza do negro na cultura.
Nesta terça-feira (20/3), o CCVM abre exposição do renomado fotógrafo Walter Firmo, inaugurando o ano Beleza Pura.
A exposição
De acordo com Paula Porta, as imagens de Walter Firmo captam muitos significados e carregam tanta beleza, que produzem no espectador uma sensação de euforia.
Nas 170 fotografias estão grandes figuras brasileiras como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Joaozinho Trinta, Clementina de Jesus, Arthur Bispo do Rosário, assim como anônimos, que o fotógrafo faz parecerem familiares.
Além de visitar a exposição, o público maranhense tem a oportunidade de participar da oficina “Universo da cor”, que será ministrada pelo próprio fotógrafo. A oficina será oferecida gratuitamente entre os dias 21 e 23 de março, com início às 15h.
Serão abordados os temas composição na cor, criatividade e a poesia na fotografia. Interessados podem se inscrever pelo e-mail contato@ccv-ma.org.br, até o dia 20 de março. São apenas 40 vagas.
Sobre Walter Firmo
Sua trajetória fotográfica começou no fotojornalismo, quando ingressou ainda garoto no jornal Última Hora. Depois vieram Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Manchete, Isto É, entre outras. Nos anos 90 passou a trabalhar como freelancer, dedicando maior tempo a seu trabalho autoral. Uma carreira de mais de 60 anos.
Cheia de Charme
Beleza Pura faz alusão à música de Caetano Veloso em que o compositor fala de sua admiração pelo negro em sua beleza, densidade, cultura e elegância. A diretora do CCVM, Paula Porta, explica a motivação para escolha do tema.
– É preciso reconhecer sempre e exaltar tudo que o povo negro fez e faz pelo Brasil. Na cultura então, nem se fale. É uma força muito grande, é uma obra monumental. Todo esse patrimônio que vivenciamos no Maranhão foi construído por negros e são negros os maiores preservadores da cultura popular, do patrimônio imaterial, afora a presença marcante em todos os campos da cultura. Em 2018, quando a abolição completa 130 anos, dedicamos a programação do CCVM a reconhecer a grandeza da obra do povo negro em forma de homenagem – assegura.
Programação
Exposições, oficinas, conversas, shows e projetos especiais integram a programação Beleza Pura e serão anunciados ao longo do ano.
Para discutir formatos, propostas e ações, foi criado o conselho consultivo do Beleza Pura.
Já integram o conselho, o secretário de estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; a professora Áurea Borges, representando o Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes (Comafro) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed); Biné Gomes, representando a Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros do Maranhão; o professor Carlos Benedito, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a pesquisadora Mundinha Araújo, fundadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA).
Toda a programação do CCVM é gratuita. Acompanhe as ações do ano Beleza Pura no site do CCVM, Instagram e Facebook.
Serviço
O quê: Lançamento do ano Beleza Pura
Local: Centro Cultural Vale Maranhão – Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande. Telefone: (98) 3232 6363.
Entrada gratuita.