“Alice” é a atração desta quarta no Sesc Amazônia das Artes

A violência nas escolas é uma realidade que não surgiu há pouco tempo. Muita das vezes ela vem em forma de agressões verbais, físicas, discriminação e ciberbullying. Quando o assunto é homossexualidade, muitos jovens ainda reagem mal, porém esse é um tema que precisa ser discutido urgentemente. Abordando essa temática, o Sesc Amazônia das Artes apresenta nesta quarta-feira (16), às 15h30, no Teatro Alcione Nazaré, o espetáculo teatral “Alice”, do Grupo Faces Jovens, do Mato Grosso. Entrada gratuita.

Espetáculo teatral “Alice”, do Grupo Faces Jovens, do Mato Grosso. Foto: Divulgação

O enredo conta a história de Alice que não se vê como Fernando e, quando começa a ir para a escola com roupas com as quais se identifica, sofre violência de alguns alunos. Os educadores ao invés de mediar uma conscientização sobre o assunto se omitem e não podem e/ou não querem discutir gênero.

A trama se desenvolve no ambiente escolar onde as relações sociais são muito tensas e onde se estabelecem vários tipos de contradições demonstradas por meio do preconceito. E nesse contexto que Alice vive as descobertas da adolescência e das fronteiras de seu próprio corpo e luta pelo direito de ser feliz.

A classificação é de 14 anos e a duração é de 50 minutos.

Grupo Faces Jovens (MT)

“O Grupo surgiu com jovens que faziam teatro em projetos sociais de comunidades carentes em 2009. Eram jovens que decidiram seguir a carreira artística e montaram um grupo independente de teatro com o interesse de se aprofundarem no estudo sobre o teatro colaborativo.

A montagens partem sempre de processos compartilhados de criação. Já teve uma formação de 12 participantes fixos, mas hoje o grupo possui 08 integrantes com a faixa etária de 18 a 22 anos que se fortalecem em um município cujo movimento teatral modificou a realidade da cidade, transformando-a em um grande espaço de trânsito e fortalecimento das ações cênicas do Estado. O nome surgiu em homenagem a escola de teatro que iniciaram seus estudos: Escola de Teatro Faces. A estreia foi em 2012 com a peça “A canção da revoada”.

Em sequência vieram os trabalhos “Pá…nela” e o espetáculo “O grande Homem” no ano de 2014. Em 2014 estreou o espetáculo “Romeu e Julieta para os avisados” no VIII Festival Velha Joana. Após a apresentação de grande repercussão o grupo foi convidado para compor a programação da Aldeia Rosa Bororo no Sesc Rondonópolis e a etapa regional do Palco Giratório no Sesc Arsenal em Cuiabá, além do Prêmio Circula MT do Estado de Mato Grosso no ano de 2017.

Projeto

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura dos estados que compõem a Amazônia Legal, que viabiliza a circulação de um recorte da produção artística realizada no cenário cultural dessa região e do Piauí, tornando-se assim um instrumento de transformação e também de desenvolvimento dessa produção artística.

Em 2018 o projeto irá contratar 14 trabalhos artísticos sendo que 11 desses trabalhos circularão em 10 cidades e 10 Estados. Dentre os trabalhos selecionados, contaremos também com a realização de 10 mostras de cinema com a exibição de cinco filmes selecionados pela curadoria e mais dois filmes de produção local. Teremos a realização de 18 oficinas, 13 intercâmbios, oito conexões e um Fórum de Cinema que possibilitará 33.255 produções.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *