O longa-metragem “BOI DE LÁGRIMAS”, do cineasta maranhense Frederico Machado, vai representar o Maranhão na Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste, que vai ocorrer entre os dias 16 e 21 de julho, na cidade de Feira de Santana, na Bahia.
Diferente dos filmes anteriores de Frederico Machado, “BOI DE LÁGRIMAS” segue uma linha diferente e não tem ligação com a poesia do pai do cineasta, o poeta Nauro Machado, falecido em novembro de 2015.
– É um filme extremamente social e político, trabalhado numa linguagem experimental, com a mistura de narrativas e som diagético diferente. É um trabalho diferente da narrativa tradicional, pois buscamos, de fato, uma nova linguagem cinematográfica – revela cineasta, informando, ainda, que o filme será veiculado somente em festivais de cinema e não irá para o circuito exibidor.
Gravação
“BOI DE LÁGRIMAS”, cujo o teaser está no Youtuber, foi gravado apenas em três dias, onde equipe e elenco se revezam nas funções. Hiltler Frazão é protagonista e produtor. Auro Juriciê, ator principal, é também assistente de produção, e Mônica Melo é produtora executiva e diretora de arte. Há ainda Daniel Costa, responsável pela montagem, Guilherme Verde, ator e encarregado do som direto e fotografia. Frederico Machado responde pela direção e fotografia. O filme conta, ainda, com as atrizes Júlia Martins e Rosa Ewerton.
Selecionado
De acordo com o cineasta, o convite veio como uma grata surpresa.
– Fico ainda mais feliz por ser um festival em que não conheço diretamente a curadoria e organizadores, portanto sendo escolhido de fato, pelo caráter e pela verdade de minha obra. Muito agradecido à Mostra pelo respeito e carinho – comentou Machado.
O convite veio em um momento que o longa-metragem não foi aceito pela 41ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais tradicionais do Maranhão e o quarto mais antigo do Brasil.
Sobre a não-aceitação de ‘Boi de Lágrimas’ no festival, Frederico comentou: “o nosso longa-metragem Boi de Lágrimas, inscrito no festival através do site do evento com o intuito de estrear no festival, não foi selecionado pois, segundo os organizadores e curadores do Festival, o filme não foi inscrito e, portanto, não foi visto. Confuso. Sucesso aos dois filmes [da Lume, selecionados] e desejamos mais um ano de sucesso para o Guarnicê”, finalizou Fred, se declarando confuso.
No Guarnicê
Duas películas da Lume Filme, produtora de Machado, foram selecionadas nesta edição do Festival Guarnicê de Cinema. O longa ‘Manuel Bernardino’, de Rose Panet, entrou na Mostra Competitiva Nacional (longa-metragem) e ‘De Dentro para Fora’, de Manuela Farias, apoio da Escola Lume de Cinema, entrou na Mostra Competitiva Maranhense (curta-metragem).
Ganhador de mais de 100 prêmios internacionais segundo o site Filme B, Frederico Machado tem arte em seu sangue. Filho dos poetas Nauro Machado e Arlete Nogueira da Cruz, Frederico encontrou seu fazer poético na sétima arte.
Este é o quarto longa do cineasta maranhense, Frederico Machado, depois de “EXERCÍCIO DO CAOS”, “O SIGNO DAS TETAS” e “LAMPARINA DA AURORA”, e será distribuído em países como Itália e França.
Reconhecimento
Frederico Machado será homenageado na Mostra de Cinema Contemporânea do Nordeste, por ser realizador autoral que imprime nos seus filmes uma estética singular, contribuindo para a renovação na linguagem do cinema brasileiro contemporâneo.