A arte de fazer sonhar, instigar reflexões, evidenciar a realidade e vencer desafios define bem o que a sétima arte proporciona a milhões de espectadores. Integrando o movimento de estruturação e crescimento do cinema maranhense, o Sesc no Maranhão mais uma vez apresenta ao público o talento de produtores e atores maranhenses na edição 2018 da Etapa Estadual da Mostra Sesc de Cinema. A abertura do projeto aconteceu nessa terça-feira, dia 22 de maio, no Cine Praia Grande, e a programação que inclui sessões de curtas e longas metragens, workshop e debates com produtores se estende até o dia 26 de maio, com entrada gratuita.
Abrindo portas a produções que muitas vezes não chegam ao circuito comercial de exibição e fomentando o cinema local, este ano a Etapa Estadual da Mostra Sesc de Cinema selecionou 12 curtas metragens e 02 longas. Dentre eles, filmes das cidades de São Luís, Imperatriz e Vargem Grande.
O diretor do curta “Os Bem Aventurados, Az Valentino, comemorou muito a seleção da produção. Após receber o certificado de participação, ele contou emocionado que em Vargem Grande o cinema é muito recente e que ele é o único até o momento a trabalhar essa arte. Ministrando oficinas na linguagem cinematográfica com alunos de escolas públicas, o curta é fruto de um projeto voluntário no bairro mais marginalizado da cidade. “Foi um desafio apresentar o cinema para essas crianças e adolescentes, produzir com quase nenhum material, mas o resultado foi mais que gratificante. Durante esse processo fui surpreendido com o relato de um jovem que desistiu de tirar a própria vida após começar a fazer a oficina”, revelou.
Os filmes selecionados para a Mostra também concorreram a destaque em cada categoria. “Lamparina de Aurora” acumulou os certificados de Direção de Fotografia para Frederico Machado, Direção de Arte para Dida Maranhão e Guilherme Verde e Desenho de Som para Daniel Costa e André Gomes. O curta “Bodas de Papel” conquistou a categoria de Direção de Atores com Urias de Oliveira, enquanto o melhor Roteiro foi para Roberto Pereira de “Cantiliana e os Herdeiros do Mal de Lázaro”. Já “O Assalto” recebeu o certificado de destaque em Montagem com Arturo Saboia.
Durante a cerimônia os diretores também vibraram com a notícia da indicação de 04 curtas metragens e 02 longas metragens para concorrer à seleção da Mostra Nacional pela Comissão Nordeste. Os curtas selecionados foram O Assalto (Dir. Arturo Saboia), Alcibíades (Dir. Breno Nina), Cantiliana e os Herdeiros do Mal de Lázaro (Dir. Roberto Augusto A. Pereira) e A Vida Louca de Eparina’s Crazy (Dir. Domingos de Jesus Costa Pereira Filho) e os longas Jangada (Dir. Luís Mario Silva Oliveira) e Lamparina da Aurora (Dir. Frederico Machado).
Workshop
Com inscrições abertas, a mostra também conta com o workshop “A produção audiovisual independente e os mecanismos de fomento e registro da Ancine” ministrado por Keyci Martins nesta sexta, dia 25 de maio, das 14h30 às 18h, no Cine Praia Grande. As vagas são gratuitas e os interessados podem se inscrever pelo e-mail audiovisualsescma@gmail.com. Mais informações pelo 3216-3830.