CURIAR MidiAção + Arte, neste sábado, no Centro do IEMA

Neste sábado, 23 de junho, o Programa CURIAR MidiAção + Arte ascende as fogueiras, para aquecer tambores, canelas, corações e debates no campus Centro do IEMA, localizado na rua Osvaldo Cruz (prédio do antigo colégio Marista).

Afrôs: na programação do programa CURIAR MidiAção + Arte. Foto: Divulgação

A programação será das 9h às 12h, na Unidade Plena IEMA Centro- SLZ e conta com a participação de duas convidadas especialíssimas: a banda maranhense AFRÔS e a jornalista independente, crítica e curadora de arte, DANIELA NAME (RJ). Também ocorrerá na Unidade Plena Centro o ENCONTRO DE PROFESSORES E GESTORES DA REDE IEMA do Maranhão. Cerca de 150 representantes da rede IEMA estarão no projeto.

O Encontro de Professores e Gestores da Rede IEMA começa, às 9h, no auditório, com uma Mesa de Diálogo Fake News – “Quem conta um conto aumenta um ponto”, da qual participam Daniela Name, Jonathan Almada, Reitor do IEMA, e o Pró Reitor de Ensino, Elinaldo Soares Silva.

Daniela Name abordará questões contemporâneas, como leitura crítica de conteúdos midiáticos, reflexão sobre ética e responsabilidade na edição diária de redes sociais e no uso educativo da mídia.

Enquanto isso, na quadra do campus, o cardápio cultural é apimentado e agridoce. Os DJs do PIMENTA PRETA inspiram a arte e o movimento. Trazem ritmos calientes, sound system, experimentações de tropicalismo eletrônico, mesclando o pop, o novo, o negro e o identitário.

Em uma grande oficina aberta, os professores do Programa CURIAR e do coletivo NUPPI, composto por Saraelton Panamby, Jane Maciel, Bruno Barata, Ramusyo Brasil e Carolina Libério, apóiam os convidados da comunidade escolar na criação Escrevivências e
de Zine Coletivos, que serão fixados como uma intervenção visual no campus.

Com o apoio do radialista e professor Robson Jr., os alunos e alunas do curso de Rádio na Escola comandarão, ao vivo, a Rádio Curiar Teen IEMA, com entrevistas, enquetes, vinhetas, prestação de informação. Juntamente com eles, os jovens do curso de Narrativas Fotográficas captarão as histórias e memórias deste belo sábado, com o apoio do professor e fotógrafo Márcio Vasconcelos.

Às 11h, a banda AFRÔS entra em palco, com seus riffs de guitarra, grooves de contrabaixo e uma afrobrasilidade de sonoridades percussivas da cultura popular. A poética das palavras, saberes e dos ritmos ancestrais deixam nossas carnes cruas. A força do imaginário feminino nos despe das cruezas cotidianas, abre corações, nutre o público com dança, liberdade e raízes brasileiras.

Salve o São João maranhense! Salve o primeiro semestre do Programa CURIAR! Salve o IEMA, seus alunos, professores e gestores!

PROGRAMAÇÃO

9h – 10h30 (auditório)
Mesa de Diálogo Fake News – Quem conta um conto aumenta um ponto” e Encontro de
Professores e Gestores da Rede IEMA
Debatedora: Daniela Name

9h – (quadra) INÍCIO DAS OFICINAS SIMULTÂNEAS:
DJs PIMENTA PRETA
Coletivo NUPPI – Atividades de Escrevivências e Zine coletivos
RÁDIO – Cobertura do evento pelo Programa da Rádio Teen
FOTOGRAFIA – Narrativa fotográfica do evento

11h – SHOW DE AFRÔS

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA CURIAR

O programa CURIAR MidiAção + Arte é promovido pelo Governo do Maranhão, sendo concebido e executado pelo IESTI – Instituto de Estudos Sociais eTerapias Integrativas, em parceria com a Reitoria do IEMA. O CURIAR tem a coordenação pedagógica de Viviane Vazzi, coordenação artística de Samantha Moreira e coordenação executiva de Samme Sraya, com produção de Nat Maciel.

O CURIAR MidiAção + Arte reúne profissionais de múltiplas competências dedicados à missão de trazer inovação, leitura crítica, ventilação de práticas artísticas, experiências, processos de criação, de troca de saberes, diálogo entre e a partir de identidades e repertórios contemporâneos, emponderando alunos e comunidade escolar enquanto sujeitos produtores de conhecimento.

Apoiado nos eixos conceituais da educomunicação (reapropriação crítica e leitura das mídias, processos comunicativos e tecnologias), da mediação criativa e cultural, da arte e das novas possibilidades educativas a partir da mídia, o CURIAR é executado, desde março de 2018, no IEMA, campus de São Luís – Centro, aos alunos e professores de 1o e 2o anos dos cursos técnicos de Eventos, Audio e Video; Meio Ambiente, Informática e Serviços Jurídicos.

As atividades do Programa contemplam encontros abertos à comunidade escolar, no terceiro sábado de cada mês, e oferta de 4 cursos, na forma de disciplinas eletivas: (i) A vida é um flash: Construindo Narrativas Fotográficas, ministrado pelo artista visual Márcio Vasconcelos; (ii) Imagens Mundo: Mídias, Linguagem e Sociedade, ministrado pelos comunicadores e artistas do coletivo NUPPI; (iii) Rádio na Escola, conduzido pelo jornalista e radialista Robson Jr.; e (iv) Sobre Pintura, coordenado pelo artista visual Thiago Martins de Melo.

A participação de artistas com reconhecimento e expressão nacional e internacional no projeto, bem como a participação de pensadores e protagonistas da comunicação no Programa amplia o interesse e a expressão criativa dos jovens alunos, fortalece uma cultura de grupo transformadora e criativa na comunidade escolar, abre perspectivas metodológicas, gera novos temas de debate, democratizando o processo de produção de conhecimento.

Participe das atividades mensais do CURIAR MidiAção + Arte! Venha CURIAR nosso Programa!

https://www.facebook.com/curiarmaranhao
https://www.instagram.com/curiarmidiacaoarte

O que: Sábado aberto à comunidade escolar do IEMA pelo Programa CURIAR MidiAção
+ Arte e Encontro de Gestores e Professores da Rede IEMA
Quando: dia 23, sábado, das 9h às 12h
Onde: Campus IEMA (Centro) – Rua Osvaldo Cruz (prédio do antigo colégio Marista)

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *