Maranhense Maria de Lourdes Siqueira lança livro na Feira do Livro

A professora Doutora e escritora Maria de Lourdes Siqueira lança nesta terça-feira, às 17h30, o seu livro autobiográfico “A FLOR DA PELE”, na Feira do Livro de São Luís, que ocorre no Multicenter Sebrae, na avenida Jerônimo de Albuquerque (Calhau).

Professora e Escritora Maria de Lourdes Siqueira. Foto: Google

Além do lançamento do livro, haverá uma Roda de Conversa abordando o tema: “Consciência Negra, Igualdade Racial e Cultura”.

Afinal, quem é Maria de Lourdes Siqueira, natural do município de Codó (MA), a professora Lourdinha como é carinhosamente conhecida entre os amigos mais íntimos ?

Formação Educacional: Graduou-se em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, 1964. Especialização em Comunicação Latino Americanas pelas Nações Unidas e Centro Regional de Educação, 1967; mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1986. Doutorado em Antropologia Social e Etnologia pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, 1992, pós-doutorado pela University Of London School Of Orient And African Studies, 1998 e pós-doutorado pela University Of South África, 2000.

Atividade Profissional: Trabalhou no INCRA, na EMATER. Autora de mais de 7 livros, mais de 50 textos entre artigos e ensaios divulgados em períodos nacionais e estrangeiros, mais de uma centena de conferências proferidas em eventos científicos diversos, participação em bancas de conclusão de cursos de pós-graduação de diferentes áreas e mais de 20 orientações concluídas. Funcionária de Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2016. Diretora de Estudos, Pesquisa e Projetos da Fundação Palmares, 2001-2003, funcionária e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana, 1989-1995, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, 2002-2004, membro da Comissão de Seleção do Programa Bolsa Prêmio de Vocação à Diplomacia para alunos afrodescendentes. Representante da Fundação Cultural Palmares – Ministério da Cultura, em convênio com o Ministério da Justiça – Secretária de Direitos Humanos, Ministério de Relações Exteriores – Instituto Rio Branco e Ministério de Ciências e Tecnologia. Instituto de Educação Roberto Silveira Duque de Caxias, 1969-1971; professora do Instituto de Educação Roberto Silveira, Duque de Caxias; Ministério da Cultura, MINC, 2001-2002; e conselheira do Conselho de Promoção da Igualdade da Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial, 2015. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Condecorações: Troféu Diversidade do Ministério Público do Maranhão, 2010; homenagem especial concedida pelo I Fórum de Igualdade Racial e Inclusão Social, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2011; prêmio Mário Gusmão – Fórum Internacional 20 de novembro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2012; Comenda Filomena Catarina Moreira, Prefeitura Municipal de Codó – Maranhão, 2012; homenagem pela sua trajetória e compromisso sobre africanidades, educação e relações étnico-raciais, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e Associação de Pesquisadores Negros da Bahia, 2013; Medalha de Comendadoras do Estado do Maranhão, 2013; prêmio pela contribuição à produção acadêmica, no âmbito das Ciências Sociais no Brasil, III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, 2014; Certificado de Honra ao Mérito Negro Cosme, Centro de Cultura Negra do Maranhão – 30 anos de CCN, 2014.

Obras e Trabalhos: Os Orixás na vida dos que neles acreditam, Belo Horizonte – MG, 1995; Zumbi dos Palmares, Belo Horizonte, 1995; Revivendo ideias de François de L´Espinay, Salvador – BA, 1995; Mãe Hilda: a história de minha vida, Salvador, 1996; Agô, Agô Lonan: mitos, ritos e organizações de Terreireiros de Candomblé, Belo Horizonte, 1998; François de L´Espinay, Grupo de Tortura Nunca Mais: Prêmio Chico Mendes de Resistência, 2003; The family as a sour ce of values and spirituality, Ethiópia: Adis Adeba, 2004; Mãe Hilda Jitolu – Estrela Guia da Comunicação Negra Ile Aiye, Salvador, 2004; Siyavuma: uma visão africana de mundo, Salvador, 2006; Imagens Negras: ancestralidade, diversidade e educação, Belo Horizonte, 2006; Intelectualidade Negra e Pesquisa Científica, Salvador, 2006; Zumbi dos Palmares, Belo Horizonte, 2010; A íris dos olhos da alma africana: saberes africanos no Brasil, Belo Horizonte, 2010.

CIDADÃ BAIANA

MARIA DE LOURDES SIQUEIRA

Legislatura: 18 – 2015/2019
Parlamentar: Não
Forma de Entrega: Presencial
Pessoa de recebimento: Maria de Lourdes Siqueira
Data da Sessão: 22/09/2016

PROPONENTE(S) DA HOMENAGEM

UBIRAJARA DA SILVA RAMOS COROA

PROJETO(S) DE RESOLUÇÃO DA HOMENAGEM

Nº/Ano: 2408 / 2015
Ementa: Concede o Título de Cidadã Baiana a Sra Maria de Lourdes Siqueira.

Fonte de Pesquisa: Wikipedia/Google

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *