Em todo o Brasil vem se processando uma significativa mudança de postura do cidadão em relação a sua cidade. O carnaval, dono de uma economia poderosa, faz parte desse processo. Multidões se mobilizam em busca de uma folia ´participativa”, em que o território é livre para a alegria, crítica social, invenção e a criatividade.
Multiculturalismo
São Luís procura acompanhar essa transformação deste Carnaval de rua multifacetado, sem perder a sua originalidade.
Para misturar o que já temos de diversidade de brincadeiras e musicalidade, estão cogitadas para a folia deste ano, na capital maranhense, nomes como o de Vanessa da Mata, Moraes Moreira, Chico César, Lucy Alves, Dudu Nobre e Arlindinho.
Estes artistas vão se inserir aos blocos locais, Lamparina, Bota Pra Moer com Criolina, Bittencá e Acolá com Flávia Bittencourt, na qual Vanessa da Mata será anfitriã, e Samba, Carnaval e Argumento.
O circuito será a avenida Beira-Mar, localizada no Centro Histórico da Ilha, um dos polos da festa, numa promoção do Governo do Maranhão.
No mais, vamos aguardar para desfrutar a vida, vivenciar a liberdade que o Carnaval propicia na ocupação do espaço urbano com cidadania.