Órgãos públicos estudam ações de mobilidade urbana em São Luís

Órgãos estaduais e municipais, entre os quais Agência Executiva Metropolitana (Agem), estão se mobilizando, em parcerias, para melhorar a mobilidade urbana em São Luís. A demanda partiu do governo do Estado, a partir da constatação da necessidade de ações no setor visando garantir maior qualidade de vida e segurança da população.

Autoridades visitam região do bairro do Anil, em São Luís. Foto: Agem

As equipes estão realizando visitas técnicas em vários trechos da cidade. A mais recente aconteceu no bairro do Anil com a presença de representes de órgãos envolvidos nas etapas iniciais deste projeto, cujo cronograma de obras, para o primeiro semestre, já está estabelecido, segundo o presidente da MOB, Lawrence Melo.

– Consideramos a necessidade de trabalho conjunto para apresentar melhores resultados para a população – destacou.

Antes de visitarem o Anil, os representantes dos órgãos públicos reuniram-se com o governador Flávio Dino.

– O encontro aconteceu na semana passada e foi um momento inicial de alinhamento de ações”, revela o presidente da Agem, Lívio Jonas Mendonça Corrêa. Na reunião, foi apresentado o andamento das obras de prolongamento da Avenida Litorânea, que já tem 30% do serviço executado, e de ampliação da Avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do bairro Angelim, que deve ser entregue em 90 dias.

– Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, estamos em fase de finalização da camada de aterro. Em seguida, será construído o sistema de drenagem e a preparação da base para recebimento do pavimento asfáltico”, explica Lívio Jonas Mendonça Corrêa, sobre a obra que irá gerar maior fluidez no trecho descrito.

Entre os órgãos públicos participantes estão a Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e a de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e as Secretarias Municipais de Trânsito e de Transportes (SMTT) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Desafios e soluções

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, a melhoria nas condições de trânsito impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas.

– A trafegabilidade é um dos grandes desafios da administração pública moderna. E na capital o desafio é maior ainda, daí a necessidade de intervenções – disse.

O pacote de ações inclui, ainda, soluções para o trânsito intenso da Avenida dos Holandeses, segundo Lawrence Melo.

– Esta etapa contará com o apoio da Prefeitura de São Luís – afirmou o presidente da MOB.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *