Banda Franco-Brasileira lança CD, domingo, na Casa D`Arte

Seguindo as comemorações dos cinco anos do Casa d’Arte Centro de Cultura, a banda Cao Laru será a ATRAÇÃO INTERNACIONAL convidada do próximo QUINTAL CULTURAL, que acontece no dia 19 de maio (domingo), ao pôr do sol, com entrada gratuita. E ainda: Exposição fotográfica “CRIANÇAS TENTEHAR”, do artista TACIANO BRITO, e as comidinhas criativas da COZINHA GUARÁ, do Casa d’Arte.

A banda nômade Čao Laru – formada por brasileiros e franceses –vem rodando o mundo em uma Kombi e motorhome desde 2015. Foto: Thais Vanessa

A banda nômade Čao Laru – formada por brasileiros e franceses –vem rodando o mundo em uma Kombi e motorhome desde 2015. Em 2019, eles apresentam seu disco FRONTEIRAS, em que refletem sobre as barreiras que nos separam a partir das vivências que os músicos tiveram nos países que visitaram.

O ČAO LARU (pronuncia-se Tchau Larru) é formado por músicos do Brasil e da França que se conheceram em 2015, durante o mestrado em Pedagogia Musical, em Rennes, na capital francesa. Desde então, o grupo já passou por mais de 20 países e lançou um disco, “Kombiphonie”, além de um primeiro EP chamado “Čao Laru”, lançado em 2016.

No ano passado, a turnê deste álbum no Brasil rendeu no primeiro semestre 40 shows no Brasil e mais 50 na Argentina e no Chile além de 60 apresentações na França e na Suíça no segundo semestre. É natural, portanto, que a partir deste contato com diferentes culturas e fronteiras o tema da diáspora moderna transborde nas letras do novo trabalho. O grupo franco-brasileiro reflete sobre pertencimento e imigração e atualiza sonoridade com referências latinas e do leste europeu.

Um muro de concreto separando os Estados Unidos do México; brasileiros reclamando da entrada de venezuelanos no país; o Brexit e a Europa que se fecha para a imigração. Esquerda contra direita. Falsas notícias e a verdade. Vida digital e vida real. Quantas divisões existem entre nós e quantas ainda podem surgir?

– É um disco que discutimos temas sociais e políticos dos países em que estivemos, e no qual estão impressas nossa solidariedade, resistência e esperança no ser humano, questionando o tempo inteiro o porquê das fronteiras – conta NOUBAR SARKISSAN, brasileiro com anos de vivência na França e responsável pelo cavaquinho, violão, acordeom, pandeiro e voz. MARIE TISSIER (violoncelo e voz), NICOLLE BELLO (voz), FELIPE TREZ (bateria), ANA BRANDÃO (dança) FÁBIO PÁDUA (flauta, clarinete, violão e bandolim) e PEDRO DESTRO (baixo elétrico) completam a formação da banda.

Significado

CASA D’ARTE 5 ANOS – O Casa D’Arte é um centro de cultura idealizado por artistas para inspirar, criar, expor, registrar e difundir a cultura em todas as suas manifestações. Fica localizado em Raposa, região metropolitana de São Luís, Maranhão.

Lá se compartilha ambiente projetado para acolher, abrigar e incentivar a criatividade. É pautado no conceito de redes colaborativas construindo um modelo singular que valoriza a economia solidária, a autonomia e a arte autêntica! O Casa d’Arte é certificado pelo extinto Ministério da Cultura do Brasil como PONTO DE CULTURA que se articula pra inspirar e ser referência em processos criativos e compartilhados em todas as áreas do saber. Nele se assenta também a sede do INSTITUTO MARANHÃO SUSTENTÁVEL, associação que o apoia e com quem se autodeclara como pontão de cultura: um articulador de redes.

Nesses cinco anos tem buscado estimular a autenticidade e a criatividade para inovar! Para mantê-lo, no vazio das ações dos planos de cultura viva, consolidou-se um coletivo que atua assumindo e partilhando papéis de gestão sociocriativa, produção cultural, mobilização social e gastronomia regional.

Sua ação articulada com o instituto tem se tornado referência nos seus campos de atuação: arte autêntica, gerando oportunidades de registro, difusão, fruição; ao tempo que articula redes colaborativas e intercâmbio de experiências; desenvolvimento de tecnologias sociais ao articular pesquisas e experiências em múltiplas linguagens artísticas, meio ambiente, turismo, artesanato, design, redes colaborativas, economia solidária, arquitetura bioclimática, cultura de paz, educação, design de produtos, gastronomia, etc.

Inaugurado no final de abril de 2014, o Casa d’Arte Centro de Cultura vem se destacando por sua programação artística diversificada e por seus projetos socioculturais junto a comunidade de Raposa. Para comemorar seus cinco anos de (r)existência está em curso programação que articula artistas locais, nacionais e internacionais.

E ainda: Exposição fotográfica “CRIANÇAS TENTEHAR”, do artista TACIANO BRITO, e as comidinhas criativas da COZINHA GUARÁ, do Casa d’Arte.

Serviço:

BANDA FRANCO-BRASILEIRA “CAO LARU” LANÇA DISCO “FRONTEIRAS” NAS COMEMORAÇÕES DE 5 ANOS DO CASA D’ARTE

Domingo, 19 de maio de 2019

Horário: a partir das 16h (Show ao pôr do sol)

ENTRADA FRANCA – Contribuição voluntária (contribua com o que quiser ou puder).

Local: Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagy, nº 9 – Raposa / MA

(rua em frente à clínica Ruy Palhano).

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *