A abertura da 17ª Semana Nacional de Museus, realizada na segunda-feira (13), lotou o auditório da Casa de Cultura Josué Montello e deu a largada para uma ampla programação nos espaços vinculados à Secretaria de Estado da Cultura (Secma) além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no estado do Maranhão. A solenidade reuniu gestores de casas de cultura, estudantes e acadêmicos.

Representando o secretário de Cultura, Diego Galdino, na solenidade de abertura, a secretária Adjunta Vanessa Leite falou da grande visibilidade que atualmente têm os museus no estado, e destacou a 17ª Semana como um momento transformador e oportuno para debater os melhores caminhos para os museus do Maranhão.
– Nos últimos anos o Governo do Maranhão abriu quatro museus (Forte Santo Antônio, Museu do Reggae, Casa do Tambor de Crioula e Centro Cultural do Engenho de Pindaré), um investimento que mostra a preocupação com essas instituições formadoras, fontes de conhecimento – afirmou Vanessa.
O presidente da Rede de Educadores em Museus do Maranhão (REM), João Damasceno, disse que a missão da Semana de Museus é incluir, conectar e incentivar uma maior participação a partir de acervos que dialoguem com a sociedade.
– É fundamental a atuação da rede de educadores nos museus, e para isso temos algumas propostas, como a criação de setor educativo, implantação de curso de museologia, criação do sistema estadual de museus e inclusão dessas instituições, sejam estaduais, federais, particulares ou comunitárias, dentro do roteiro turístico do Estado – frisou Damasceno.
O evento foi oficialmente aberto com palestras e roda de conversa sobre técnicas tradicionais na cultura material do estado. Entre os temas abordados a autoprodução da moradia popular, o significado do morar na cultura e tradição dos povos indígenas kanela, a influência pombalina na arquitetura civil de São Luís e a azulejaria no Maranhão.
– É preciso considerar os aspectos culturais, muitas das vezes
deixados de lado nos projetos de moradia (sejam em comunidades indígenas, quilombolas, rurais), é importante levar em conta os saberes da tradição que são fundamentais para a arquitetura – ressaltou a antropóloga e professora da Universidade Estadual do Maranhão, Rose Panet.
A 17ª Semana continua durante toda esta semana com programação especial realizada pelos museus.
Veja a programação de todos os museus no instagram @museusma, da Rede de Educadores de Museus do Maranhão. E para ficar por dentro das atividades dos museus da Secma, basta acessar o site www.cultura.ma.gov.br e no www.instagram.com/museusma.