O projeto CAMINHO DO FAROL estreia nesta sexta-feira, dia 31/5, com a presença da cantora e compositora Bia Ferreira., cujo o vídeo de “Cota Não É Esmola” que tem mais de 5 milhões de visualizações no Youtube, O local do evento é a CASA D’ARTE CENTRO DE CULTURA, no município de Raposa, região metropolitana de São Luís.
O show, que faz parte das comemorações dos 5 anos do espaço cultural, acontecerá no dia 31 de maio, sexta-feira, e terá um público limitado de 150 pessoas, com ingressos a preços populares. Além disso, 10% dos ingressos serão distribuídos de forma gratuita a moradores da comunidade de Raposa.
Bia Ferreira é cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista de 25 anos, que trabalha com música desde os 15. Cidadã do mundo, nascida no interior de Minas Gerais, morou em diversas cidades de vários estados brasileiros, mas considera-se sergipana, pois foi em Aracajú que se descobriu como cantora. Tendo o piano como base de sua formação musical, Bia toca 26 instrumentos, entre eles violão, baixo, guitarra e cavaquinho, além de instrumentos de sopro e percussão, como atabaque, djembe e bateria. Define sua arte como MMP: MÚSICA DE MULHER PRETA. Faz uso de sua obra para educar, conscientizar e passar informações a respeito das demandas de luta do movimento antirracismo no Brasil.
Em ascensão no circuito independente brasileiro, já participou do Pulso Redbull Music (São Paulo/SP), do Vento Festival 2018 (São Sebastião/SP), Favela Sounds (Brasília/DF), Oi STU Open 2018 (Rio de Janeiro/RJ) e faz shows ao redor do país. Gravou o Estúdio Showlivre e a música “Cota Não É Esmola”, da sua participação no Sofar Sessions Latin America, passou a marca de cinco milhões de visualizações no Youtube, tornando-se o vídeo mais assistido do projeto.
Depois de recebê-la em casa para uma noite intimista e musical, CAETANO VELOSO fez um post em seu Instagram dizendo que “fiquei com vontade de pedir a todos os brasileiros para ouvirem Bia Ferreira, depois de tê-la ouvido pessoalmente cantar ‘Cota Não É Esmola’. e outras coisas mais”. Foi convidada a se apresentar no primeiro e no penúltimo episódio do programa da Rede Globo “AMOR & SEXO”, na temporada 2018. Além disso, Bia é substituta de Larissa Luz e personifica ELZA SOARES no festejado musical “ELZA”, em apresentações de São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo sem ter material próprio lançado, foi indicada ao prêmio de revelação no WOMEN MUSIC AWARD 2018. Adendo: é a única preta indicada na categoria. Também foi indicada como revelação pelo SIM São Paulo 2018.
Em novembro, lançou seu primeiro registro em estúdio, o single “Eu Boto Fé” produzido por BNegão. Bia se prepara para lançar seu álbum de estréia, “Um Chamado”, previsto para 2019. Em Fevereiro fez sua primeira tour internacional em Portugal e Alemanha, e em março se apresentou no México.