Em São Luís, o Dia Nacional do Tambor de Crioula, comemorado nesta terça-feira, (18/6), terá programação especial com apresentação cultural, palestras, exibição de vídeos, lançamento de DVD entre outras atrações.
O evento acontece na Casa do Tambor de Crioula, espaço vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Rua da Estrela, Praia Grande, centro histórico de São Luís.
A programação começa pela manhã, a partir das 9h, com exibição de filmes, bate papo com especialistas e palestra sobre Salvaguarda do Tambor de Crioula.
A tarde terá palestra com os integrantes do projeto ‘Punga dos Saberes’ que trabalha com ações educativas, de formação e de transmissão de saberes tradicionais. Logo depois os mediadores da Casa do Tambor fazem apresentação para relatar experiências de intercâmbio sobre o Tambor de Crioula e o Batuko, manifestação cultural de Cabo Verde.
No final da tarde haverá lançamento do DVD da Salvaguarda do Tambor de Crioula e CD registro de toadas.
A partir das 18h, começa a apresentação dos grupos de tambor de crioula Proteção de São Benedito do Anjo da Guarda, Amor de São Benedito da Fé em Deus e Tambor de Leonardo.
O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense e reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2007. O ritmo intenso dos tambores é uma das características da manifestação que envolve ainda dança e canto. A dança apresenta uma particularidade: a punga. Durante a dança entre as mulheres (coreiras), o gesto indica saudação e convite para outra brincante entrar e sair da roda.
Serviço
O quê: Comemoração ao Dia Nacinal do Tambor de Crioula
Quando: 18 (terça-feira), 9h às 21h
Onde: Casa do Tambor de Crioula, Rua da Estrela, Praia Grande.
Mais informações
De acordo com o Google, o tambor de crioula ou punga é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.
Os motivos que levam os grupos a dançarem o tambor de crioula são variados: pagamento de promessa para São Benedito, festa de aniversário, chegada ou despedida de parente ou amigo, comemoração pela vitória de um time de futebol, nascimento de criança, matança de bumba-meu-boi, festa de preto velho ou simples reunião de amigos.
Atualmente, o tambor de crioula é dançado em qualquer época do ano, mas com maior frequência no carnaval e durante as festas juninas. A Lei nº 13.248 de 12 de janeiro de 2016 estabeleceu a data de 18 de junho como o dia do Tambor de Crioula.
Em 2007, o Tambor de Crioula ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.