A beleza da arquitetura colonial herdada dos portugueses fez de São Luís cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. Apesar da riqueza dos sobrados seculares, muitos casarões desse imponente conjunto arquitetônico seguem em desuso. Mas essa realidade está prestes a mudar.
Um conjunto formado por 17 casarões do Centro Histórico de São Luís, que hoje estão à disposição da iniciativa privada, serão utilizados para a abertura de novos negócios na região central da cidade.
A medida faz parte do plano de ações do programa Nosso Centro e foi detalhada pela Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), durante apresentação das ações de curto prazo do programa e do Grupo Gestor do Nosso Centro à imprensa local.
O objetivo do Programa Nosso Centro é tornar os casarões existentes na área histórica e patrimonial da cidade em uma referência em inovação e desenvolvimento sustentável, bem como preservar o seu valor histórico e cultural.
Com foco em cinco grandes polos de atuação que envolvem as áreas de Habitação, Tecnologia, Cultura, Turismo e Lazer, Comércio e Institucional.
A concessão de casarões para uso comercial faz parte de uma das ações estratégicas do Polo Comercial do Nosso Centro: o programa Adote um Casarão.