Fauzy Beydoun, líder e vocalista da Tribo de Jah, começa 2020 cheio de gás. A banda de reggae genuinamente maranhense irá puxar um bloco no circuito carnavalesco de São Luís, na avenida Beira-Mar, no dia 24 de janeiro, com a presença do músico jamaicano Kenyatta Hill.
Fauzi Beydoun, líder e vocalista da Tribo, explica que a oportunidade é inédita para a banda maranhense.
– A gente toca em muitos carnavais, Bahia e Pernambuco, por exemplo, mas a gente queria tocar no Maranhão, para trazer turistas para cá. O reggae é um movimento muito importante da nossa cultura e tem que estar presente no carnaval – defende.
Para Fauzi, contribuir com a agenda de cultura e turismo do estado é uma realização para a banda.
– Cumprir esse papel na nossa casa é uma realização muito grande e a gente espera dar uma contribuição efetiva, dar um brilho maior no carnaval do Maranhão. Queremos contribuir com projetos que possam trazer turistas para o Estado, em que a Tribo possa colaborar com o seu trabalho. É uma parceria muito promissora para a gente – pontua.
Versão em português para clássico do ‘bluesman’ Freddie King
Além do trabalho com a Tribo de Jah, o reggaeman, paulistano, da cidade de Assis, mas que adotou o Maranhão para viver, devido o seu amor pelo reggae, está com o trabalho solo fluindo bem.
Recentemente, o músico lançou “Me Ajude ao Longo do Dia”, versão do clássico “Help Me Through The Day” de Freddie King. A música faz parte das composições solo do artista, líder da banda que em 2020 completa 35 anos de estrada e é conhecida como pioneira do reggae no Brasil.
Gravada junto a Soul Vibe – com Moisés Mota na batera e na produção, Marcelo Rebelo nos teclados, Davi Oliveira no baixo e Bruno Pessoa na guitarra -, Fauzi conta que a ideia de criar o som em português surgiu por acaso. Na ocasião ele lembrou de uma viagem para São Paulo.
– Há muito tempo, andando pelas ruas do centro da capital paulista, entrei num sebo onde se vendia muitos LPs. Achei dois LPs de blues de Freddie King. Pirei com o som e descobri um blues que me marcou por toda a minha vida: Help Me Through The Day. Anos mais tarde, esse blues me veio à memória e resolvi fazer uma versão – declara.
Além da música traduzida, Fauzi também gravou a faixa em inglês, ambas com uma batida chamada por ele de reggae-blues.
– Quem diria! É importante pra mim poder homenagear Freddie King. Soube que ele morreu muito novo, com quarenta e poucos anos. Sempre me identifiquei demais com seu estilo, tendo me tornado um grande fã. Portanto, não é qualquer música que estamos lançando, mas “Help Me Through The Day” (“Me Ajude Ao Longo do Dia”) – ressalta.
Ambas as versões já estão disponíveis nas principais plataformas digitais. E o clipe, gravado na cidade de São Luís/MA e dirigido por Juliana Beydoun, pode ser conferido no YouTube da Tribo de Jah.
SOBRE FAUZI
Fauzi Beydoun é conhecido como pioneiro do reggae no Brasil. A frente da Tribo de Jah, banda com 35 anos de estrada, ele soma 17 álbuns inéditos lançados e mais de 2 milhões de cópias vendidas. Músicas como “Uma Onda que Passou”, “Regueiros Guerreiros” e “Morena Raiz” fazem parte dos hits que tornaram seu nome e da Tribo de Jah reconhecidos por todo o mundo.