Caboclos de Pena do Maranhão: destaques da série CCVM Digital

A série Caboclo de Pena: Os Protagonistas vem com sua beleza encantando a todos semanalmente. Nos próximos dias 17 e 19 de julho, sexta e domingo, mais dois Caboclos de Pena do Maranhão, desta vez, pai e filho, compartilham sua dança e um pouquinho de sua história por meio de nosso canal no YouTube. Acompanhe a série!

José do Carmo Ferreira Pinto (Baeca) é caboclo de pena há 46 anos. Foto: Paula Porta

Os vídeos da série Caboclo de Pena: Os Protagonistas dão continuidade ao trabalho iniciado com o documentário Caboclo de Pena (2019), que reuniu 29 caboclos e caboclas atuantes em diversos batalhões da Ilha de São Luís e de Icatu. Os vídeos individuais, com duração de 5 a 10 minutos, aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do Bumba Boi de sotaque de matraca ou da Ilha. Neles os protagonistas falam de sua trajetória e de sua visão sobre a dança. Solos incríveis completam o registro e mostram as variações criadas por cada um.

A série integra o projeto Coreografias Maranhenses, criado por Paula Porta com o objetivo de documentar e divulgar a dança presente na cultura popular do Maranhão, ressaltando sua força e diversidade.

Todas as sextas e domingos novos vídeos serão lançados e podem ser vistos em nosso canal do Youtube, uma contribuição para que essa arte possa ser conhecida além-Maranhão e também venha a criar oportunidades. Muitos caboclos também se dedicam a ensinar seu bailado ou a confeccionar a luxuosa indumentária de penas de ema.

Confira quem vai estar nos vídeos da semana que vem!

Dia 17/7(sexta-feira), às 20h – José do Carmo Ferreira Pinto (Baeca) é caboclo de pena há 46 anos, passou por muitos batalhões e hoje é destaque no Boi Tremor da Campina, que ajudou a fundar em São José de Ribamar.

Dia 19/7 (domingo), às 20h – Railson dos Santos Pinto é caboclo de pena há seis anos, no batalhão do Tremor da Campina, em São José de Ribamar. É filho de Baeca, com quem aprendeu a balançar as penas. Lindo de ver pai e filho bailando juntos!

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *