A coerência é sinônimo da lógica com o pensamento e ações.

Lembrando o gesto mítico de Dom Pedro I, que às margens do rio Ipiranga teria gritado, segundo os cronistas de 1822, a célebre frase “INDEPENDÊNCIA OU MORTE!”, lembrado em 7 de setembro, não trouxe a nossa libertação política, pois continuamos submissos às castas dominantes, da segregação entre a Casa Grande e Senzala, refém do capital estrangeiro. Enfim, um discurso que não condiz com a realidade, totalmente incoerente.

Portanto, hoje, resolvi falar sobre coerência. Esta palavra vem do latim “cohaerentia”, ou seja, é aquilo que tem relação entre uma coisa e outra. É um conceito que é usado se referindo a algo que é lógico. Tudo em nossa vida deve ter coerência. Pensamento e suas ações têm de ter, necessariamente, sentido lógico, para que as coisas caminhem bem – caso contrário.

Oscar Wilde, por exemplo, diz que “a coerência é a virtude dos imbecis” e Nelson Rodrigues falou que “toda coerência é, no mínimo, suspeita”. Humildemente, discordo de ambos, pois coerência, para mim, é tudo.

É desagradável termos a nosso lado pessoas que dizem uma coisa hoje e, em outro dia, ao se referir ao mesmo tema, dizem outra completamente diferente. A incoerência gera desconfiança e enfraquece as relações, pois lança dúvidas entre a verdade e a mentira, o real e a ficção. Que credibilidade transmite aquela pessoa que não prima pela coerência ?

Na nossa vida, uma lição básica e elementar, tanto para as relações cotidianas quanto para as corporativa, empresarial, política, diz respeito à coerência. Coerência faz referência a “ligação, conexão ou nexo entre os fatos e ideias”. Tudo deve estar interligado e fazendo sentido.

Quem é coerente mantém uma mesma linha de pensamento, não dando margem para dúvidas. A coerência também está associada àquilo que é perceptível do ponto de vista da lógica, jamais pode estar deslocada da realidade.

Seja coerente para ser feliz. Um provérbio chinês diz que “somente os tolos exigem perfeição, os sábios se contentam com a coerência”. Palavra da salvação !

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *