Será realizado dias 11 e 12 de dezembro o 2°Festival Internacional de Violão de São Luís (FIVIS), reunindo grandes nomes do violão maranhense e participações especiais de violonistas nacionais e internacionais. Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que exige uma série de protocolos e medidas sanitárias, este ano o FIVIS ocorrerá sem a presença de plateia no local, mas com exibição pela internet.
O evento terá shows dos maranhenses Israel Dantas Trio, Tiago Fernandes e Trio, Duo Jair Torres e Samuel Jafé, Mano Lopes, Monteiro Júnior e a Camerata Ludovicense de Violões. Conta também com as participações especiais, sem custos para o festival, dos violonistas Swami Júnior (SP), Rogério Caetano (RJ), Alessandro Penezzi (SP) e do italiano Diego Salvetti.
De casa, o público vai poder acompanhar as apresentações gravadas no palco do Teatro Arthur Azevedo e exibidas pelo YouTube no canal festivaldeviolaodesaoluis, sempre às 20h.
Esta edição do FIVIS está sendo viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), por meio do Edital 05/2020/UGCAC/SECMA, e tem como coordenadora a produtora Tatiana Ramos.
Tatiana Ramos explica que o projeto surge como forma de atendimento emergencial à classe artística maranhense, em face da crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus. Também é um incentivo à difusão da prática do violão, valorizando os músicos locais e contribuindo para formação de profissionais e de apreciadores desse nobre instrumento.
Edição 2019
A primeira edição do FIVIS ocorreu em outubro de 2019, durante cinco dias, com shows de alguns dos mais conhecidos violonistas no Brasil e no mundo e homenageou o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, no ano que completou 60 anos do seu falecimento.