A dupla The Caldo de Cana, composta pelos maranhenses Benedicto Lima e Felipe Costa Cruz, acaba de dar mais um grande passo: lançou, nessa terça-feira (15), nas principais plataformas de streaming, o álbum “Carcará de Duas Cabeças”, com 10 faixas inéditas. Ouça aqui: http://spoti.fi/2WiIg6M.
O disco, assim como nos singles “Você Me Usou” e “Aliciando”, lançados há alguns meses, é marcado pelo encontro entre ritmos regionais e beats eletrônicos, símbolo característico do duo, criado em 2017.
– O símbolo, do carcará de duas cabeças, foi criado pelo ilustrador Gabriel Hislla (quem fez a capa do disco) para representar a dualidade da The Caldo de Cana. A relação com o passado e o futuro e entre o regional e o mundial. São esses diálogos que são explorados nas nossas músicas – analisa Felipe Costa Cruz sobre o título do álbum.
Nomes como Luiz Gonzaga, Odair José, Fela Kuti, Bob Dylan, entre grandes nomes da música internacional e nacional, aparecem como principais referências em um disco bastante plural: da premiada “Jerry” a contagiante abertura com a faixa-título, por exemplo.
– As dez faixas desta estreia da The Caldo de Cana representam as experimentações e as referências já bastante pulsantes entre mim e o Felipe. – Tem também o bom humor, tem inspirações em músicas internacionais, como nas faixas que cantamos em inglês. O nosso objetivo nem era de atingir um mercado internacional, por exemplo, mas sim de viver essa experiência para entender como essa música fluiria em outra língua. E gostamos bastante do resultado – comentou Bené.
Forró, baião, brega, xaxado, música caribenha, e tantas outras referências musicais podem ser ouvidas em faixas que vão de “Julle” à “Drama Queen”. As faixas foram gravadas na CASA LOCA, com produção de Adnon Soares – mesmo nome por trás da produção de discos de outros artistas maranhenses, como Casa Loca, Marcos Lamy, Gu7o, RAUCHOA, Bimbo, Soulvenir, Paulão, entre outros.
Musicanto 2020, Itaú Cultural, Conecta Música e mais
Em 2020, a The Caldo de Cana esteve entre os 200 trabalhos selecionados no segundo edital da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, do Itaú Cultural. O edital, que objetivou apoiar os artistas nacionais durante o período de isolamento social, selecionou o duo do Maranhão entre mais de 12 mil trabalhos inscritos. Além da The Caldo de Cana, outros quatro artistas maranhenses foram selecionados. São eles: Banda Cena Roots, Jefferson Carvalho, Boi do Una e Dicy.
Meses depois, a banda foi selecionada para se apresentar na segunda edição do Musicanto 2020, festival realizado na cidade de Santa Rosa (RS) e que há 38 anos revela novos talentos da música brasileira.
O duo não só se apresentou no festival, como levou dois prêmios: o de “Melhor Arranjo” e o de “Melhor Música por Votação Popular”, ambas para a faixa “Jerry”, a quarta de “Carcará de Duas Cabeças”.
E além da seleção via Lei Aldir Blanc Nº 14.017 na terceira edição do edital Conexão Cultural, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Maranhão (Secma), a dupla encerra 2020 selecionada no Conecta Música, realização do BR135, projeto da dupla Criolina, formada pelos músicos Alê Muniz e Luciana Simões, e também viabilizado pela Lei Aldir Blanc no Maranhão.
A The Caldo de Cana esteve entre os seis projetos musicais maranhenses que serão oportunizados com a gravação de um single, uma sessão de fotos e um registro audiovisual. As gravações musicais ocorreram no estúdio BASE – já o registro em vídeo ocorreu no Museu Audiovisual do Maranhão (MAVAM) e o ensaio fotográfico tem direção de Laila Razzo.
Show de Lançamento
Nesta sexta-feira (18), “Carcará de Duas Cabeças” será apresentado pela primeira vez ao público maranhense, com show único no Reviver Hostel (R. de Nazaré, 200, Centro Histórico), a partir das 20h – os ingressos estão disponíveis em: https://linktr.ee/TheCaldoDeCana.
Realizado pela Pítan Produções, o show contará, ainda, com outro lançamento maranhense: “Amor Delivery”, de Tiago Máci, lançado também este ano. A noite terá, além do cantor e da dupla The Caldo de Cana, a discotecagem do DJ Jorge Choairy.
O show irá fechar o ano com chave de ouro, com uma apresentação histórica que terá faixas conhecidas das duas atrações principais, com repertório autoral que vão de sucessos como “Aliciando” a “Você Me Usou”, “Samba do Fuleiro”, “Tá vendo Baby”, entre outros.
Serviço
O quê: lançamento do álbum de estreia da banda The Caldo de Cana, “Carcará de Duas Cabeças”, e do show de lançamento, no dia 18/12, no Reviver Hostel (R. de Nazaré, 200, Centro Histórico).