Morre o artista plástico João Atanásio Reis

As artes plásticas brasileira de luto. Morreu nessa segunda-feira (6/9), aos 73 anos, o artista plástico maranhense, JOÃO ATANÁSIO REIS. O local e a causa da morte ainda não foram revelados. A informação foi repassada, de forma emocionada, pelo também artista plástico maranhense, natural de Bacurituba, Fernando Mendonça, residente no Rio de Janeiro.

O artista é destaque em um documentário JOÃO ATANÁSIO, da série “LUZ, CORES E FORMAS”, produzido pela MAVAM – Museu da Memória Audiovisual do Maranhão , com direção do cineasta maranhense BETO MATUCK, disponível no Canal do YouTube.

Ele fez parte do bloco VADE DE RETRÔ ABACAXI. Criado em 2003 por um grupo de artistas plásticos, que fizeram um protesto contra a instalação do Museu Guggenheim na cidade do Rio de Janeiro.

Chamado de BLOCO BIENAL, devido ir pra rua de dois em dois anos, VADE DE RETRÔ utiliza a arte como ação política transformadora. Desfila de ré, não tem cordão de isolamento, nem abadá, nem carro de som… Composto por artistas, o BLOCO não tem cor pré-estabelecida, nem camisetas padronizadas…
Quem quiser faz a sua bandeira e sua fantasia e seus instrumentos. A concentração é sempre um momento de distribuição presentes: Minicartazes, fantasias, performances e alegorias

Histórico

Nascido no município de Bacabal, no Maranhão em 1948, graduado pela universidade Santa Úrsula, desenvolveu seus estudos de Gravura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

De 1985 a 1987 residiu na Espanha, onde freqüentou a Faculdade de Belas Artes San Fernando em Madri, neste período, como bolsista trabalhou nas oficinas de Gravura do Museu Espanhol de Arte Contemporânea.

Desde o início de sua carreia mantem interesse permanente pela divulgação e pesquisa (prática e teórica) da gravura. O trabalho que desenvolveu pelo seu caráter experimental e investigativo, afirma-se pelo seu comprometimento com o desdobramento das questões gráficas.

A incorporação das técnicas tradicionais e materiais alternativos, estão visivelmente presente no seu processo de trabalho que não se esgota nos limites das técnicas controladas. Ao longo da sua carreira, vem apresentando com freqüência seus trabalhos em mostras importantes em mostras nacionais e internacionais.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *