Itaú Cultural celebra 100 anos do educador Paulo Freire

De sábado (18/9) até 5 de dezembro, o Itaú Cultural realiza a Ocupação Paulo Freire em homenagem ao centenário do filósofo, escritor e educador. Além da exposição presencial, ela conta com atividades on-line – entre encontros semanais com intelectuais, que estudam ou conviveram com ele, para falar de sua obra; podcast e programação organizada pelos educadores da instituição.

Complementa a Ocupação, uma publicação impressa com artigos, depoimentos e entrevistas de convidados representantes de diferentes áreas de conhecimento e expressão, como saúde, segurança, música, teatro, fotografia, arquitetura, inclusão, educação e sua internacionalização.

A arte-educadora Ana Mae Barbosa; Ilse Schimpf-Herken, fundadora e diretora do Instituto Paulo Freire em Berlim, na Alemanha; Eymard Vasconcelos, pioneiro na pesquisa e na prática da educação popular na saúde, e André François, fotógrafo e fundador da ImageMagica, entre outros, contam como têm relacionado o seu trabalho aos saberes apreendidos de Freire. No site estão disponíveis parte do material exibido na mostra e conteúdos exclusivos.

A curadoria é dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento. Com expografia assinada por Thereza Faria, a mostra ocupa toda a sala Multiuso, no piso 2 da instituição. Ela acompanha a trajetória de Freire, desde o nascimento, em 1921, passa pelo desenvolvimento do seu método de alfabetização – que, implantado em Angicos (RN) acabou ganhando dimensão internacional – e o segue nos diferentes países onde viveu, durante o exílio forçado pelo período militar, até seu retorno e atuação no Brasil, onde morreu em 1997.

Trata-se da 53ª mostra da série Ocupação realizada no Itaú Cultural, desde 2009 com o objetivo de fomentar o diálogo da nova geração de artistas e intelectuais com os criadores que a influenciaram. Ocupação Paulo Freire começou a ser planejada há mais de dois anos. Devido à pandemia, acabou tendo a sua produção realizada inteiramente on-line. Ainda, a mostra integra a rede de instituições parceiras da 34ª Bienal de São Paulo. 

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *