SLZ mobilizada em setembro de várias ações sustentáveis

Quem passava pelas principais avenidas de São Luís logo se deparava com um colorido especial que apresentava uma atmosfera diferenciada. Por todo canto, o nome do movimento que se espalhou pela cidade chamava a atenção e despertava o sentimento de amor e pertencimento que, desde a concepção, o Mobiliza SLZ queria mesmo provocar.

]- A gente já queria fazer algo grandioso, nós traçamos um planejamento ousado, porque tivemos muito clara a ideia de que, em setembro, a vacinação já estaria bastante avançada e, assim, seria possível realizar inúmeros pequenos eventos e ações, respeitando as normas de biossegurança e potencializando a nossa vocação natural para a cultura e o turismo, principalmente – enfatiza Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae-MA, idealizador do Mobiliza SLZ.

Graças a essa aposta certeira, ao apoio dos parceiros e, principalmente, ao envolvimento dos empreendedores da arte, do design, da cultura e do turismo, o projeto saiu do papel e conectou mais de cem negócios criativos da capital maranhense, durante nove dias, entre os dias 4 e 12 de setembro.

Durante esse período, diversos artistas, artesãos, escritores, ilustradores, designers, músicos e diversos outros profissionais que atuam nos três segmentos sobre os quais o Mobiliza se debruçou – cultura, turismo e economia criativa – puderam vivenciar experiências compartilhadas com o público formado por moradores e por visitantes da Ilha do Amor.

Retomada econômica

Mais do que apenas entreter, os eventos e ações que fizeram parte da programação do Mobiliza SLZ tiveram como principal objetivo acender a chama da economia, que se apagou quase completamente para diversos setores, após quase dois anos de Pandemia, o que deixou um rastro de dificuldades financeiras na gestão dos negócios que foram muito impactados pelas restrições sanitárias, como a cultura e o turismo.

Um bom exemplo foi o sucesso de procura e adesão do público ao convite feito pelo guia de turismo Darlan Maranhão, responsável pelo “Freewalking Tour” um passeio a pé pelo Centro Histórico que uniu moradores e visitantes da Ilha.

No setor gastronômico, por exemplo, parcerias com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-MA), com o Sindebares (Sindicato dos donos de Bares e Restaurantes do MA), com o Restaurante-Escola do Senac e com a própria Prefeitura de São Luís foram capazes de elevar a circulação do público nos estabelecimentos que participaram dos festivais presentes na programação.

Ambientes digitais

Grande parte dos eventos e ações do Mobiliza ocorreu presencialmente, porém, a Pandemia apresentou a tecnologia como grande aliada na realização dos eventos digitais, que não faltaram na programação. Importantes debates, como o do necessário respeito à diversidade racial, ocorreram em transmissões on-line.

Foi no ambiente digital, por exemplo, que a Escola de Cinema do IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) pôde ampliar o alcance do conhecimento sobre o tema, com convidados que muito enriqueceram os debates. O IEMA também realizou eventos presenciais, como o lançamento do livro “Um porto no purgatório”, do cineasta maranhense Frederico Machado.

Outro exemplo de ação on-line foi a live-show do grupo Esquina da Arte, que levou muita música, arte e artesanato para o público do Mobiliza.

Orgulho de ser e pertencer

Para o Mobiliza SLZ, a retomada da economia nos segmentos abraçados pelo movimento passa, necessariamente, pela criação de uma consciência coletiva a respeito da valorização das riquezas culturais locais.

– Nós entendemos que o turista só vai valorizar o que temos aqui se nós, que vivemos em São Luís, conhecermos e valorizarmos antes. O Mobiliza se propôs esse desafio e, com o apoio de diversas organizações, nós conseguimos plantar essa semente de pertencimento – destaca a coordenadora Danielle Abreu.

O apoio de empresas e entidades que aderiram ao movimento foi fundamental no suporte dos recursos para a realização das atividades do Mobiliza. Desde as primeiras articulações, o Mobiliza SLZ já recebeu a adesão de importantes parceiros como a Prefeitura de São Luís e a Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA). À medida que o projeto se desenvolveu e se concretizou, outras importantes organizações e empresas também se mobilizaram para tornar todo o planejamento real.

Tudo isso só se tornou possível por causa dos compromissos firmados com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o Grupo Equatorial Energia e o São Luís Shopping, que são parceiros do movimento; além do Instituto Cultural Vale e da empresa maranhense Alvorada Motos, que são patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.

Para ver tudo o que ocorreu na programação, basta acompanhar a página do Mobiliza no Instagram (@mobilizasaoluis) e no Youtube (Mobiliza São Luís).

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