Quem passava pelas principais avenidas de São Luís logo se deparava com um colorido especial que apresentava uma atmosfera diferenciada. Por todo canto, o nome do movimento que se espalhou pela cidade chamava a atenção e despertava o sentimento de amor e pertencimento que, desde a concepção, o Mobiliza SLZ queria mesmo provocar.
]- A gente já queria fazer algo grandioso, nós traçamos um planejamento ousado, porque tivemos muito clara a ideia de que, em setembro, a vacinação já estaria bastante avançada e, assim, seria possível realizar inúmeros pequenos eventos e ações, respeitando as normas de biossegurança e potencializando a nossa vocação natural para a cultura e o turismo, principalmente – enfatiza Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae-MA, idealizador do Mobiliza SLZ.
Graças a essa aposta certeira, ao apoio dos parceiros e, principalmente, ao envolvimento dos empreendedores da arte, do design, da cultura e do turismo, o projeto saiu do papel e conectou mais de cem negócios criativos da capital maranhense, durante nove dias, entre os dias 4 e 12 de setembro.
Durante esse período, diversos artistas, artesãos, escritores, ilustradores, designers, músicos e diversos outros profissionais que atuam nos três segmentos sobre os quais o Mobiliza se debruçou – cultura, turismo e economia criativa – puderam vivenciar experiências compartilhadas com o público formado por moradores e por visitantes da Ilha do Amor.
Retomada econômica
Mais do que apenas entreter, os eventos e ações que fizeram parte da programação do Mobiliza SLZ tiveram como principal objetivo acender a chama da economia, que se apagou quase completamente para diversos setores, após quase dois anos de Pandemia, o que deixou um rastro de dificuldades financeiras na gestão dos negócios que foram muito impactados pelas restrições sanitárias, como a cultura e o turismo.
Um bom exemplo foi o sucesso de procura e adesão do público ao convite feito pelo guia de turismo Darlan Maranhão, responsável pelo “Freewalking Tour” um passeio a pé pelo Centro Histórico que uniu moradores e visitantes da Ilha.
No setor gastronômico, por exemplo, parcerias com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-MA), com o Sindebares (Sindicato dos donos de Bares e Restaurantes do MA), com o Restaurante-Escola do Senac e com a própria Prefeitura de São Luís foram capazes de elevar a circulação do público nos estabelecimentos que participaram dos festivais presentes na programação.
Ambientes digitais
Grande parte dos eventos e ações do Mobiliza ocorreu presencialmente, porém, a Pandemia apresentou a tecnologia como grande aliada na realização dos eventos digitais, que não faltaram na programação. Importantes debates, como o do necessário respeito à diversidade racial, ocorreram em transmissões on-line.
Foi no ambiente digital, por exemplo, que a Escola de Cinema do IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) pôde ampliar o alcance do conhecimento sobre o tema, com convidados que muito enriqueceram os debates. O IEMA também realizou eventos presenciais, como o lançamento do livro “Um porto no purgatório”, do cineasta maranhense Frederico Machado.
Outro exemplo de ação on-line foi a live-show do grupo Esquina da Arte, que levou muita música, arte e artesanato para o público do Mobiliza.
Orgulho de ser e pertencer
Para o Mobiliza SLZ, a retomada da economia nos segmentos abraçados pelo movimento passa, necessariamente, pela criação de uma consciência coletiva a respeito da valorização das riquezas culturais locais.
– Nós entendemos que o turista só vai valorizar o que temos aqui se nós, que vivemos em São Luís, conhecermos e valorizarmos antes. O Mobiliza se propôs esse desafio e, com o apoio de diversas organizações, nós conseguimos plantar essa semente de pertencimento – destaca a coordenadora Danielle Abreu.
O apoio de empresas e entidades que aderiram ao movimento foi fundamental no suporte dos recursos para a realização das atividades do Mobiliza. Desde as primeiras articulações, o Mobiliza SLZ já recebeu a adesão de importantes parceiros como a Prefeitura de São Luís e a Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA). À medida que o projeto se desenvolveu e se concretizou, outras importantes organizações e empresas também se mobilizaram para tornar todo o planejamento real.
Tudo isso só se tornou possível por causa dos compromissos firmados com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o Grupo Equatorial Energia e o São Luís Shopping, que são parceiros do movimento; além do Instituto Cultural Vale e da empresa maranhense Alvorada Motos, que são patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.
Para ver tudo o que ocorreu na programação, basta acompanhar a página do Mobiliza no Instagram (@mobilizasaoluis) e no Youtube (Mobiliza São Luís).