Sintonizado na Rádio do Senado, na tarde dessa quinta-feira, dia (9/2), me permitir a audição do primeiro pronunciamento do senador Cristovam Buarque (PPS/DF), no Plenário da Casa. Na minha opinião, ele é um dos parlamentares com o discurso mais sensato no Congresso Nacional.
Na pauta, Cristovam fez uma avaliação do que o Senado deseja para 2017, tendo em vista a crise política e econômica vivenciada em 2016, deixando marcas negativas na sociedade. Cristovan criticou a política sectária praticada, atualmente, no Congresso Nacional. Exigiu dos colegas parlamentares que deixem o egoísmo de lado em nome do verdadeiro patriotismo.
O senador destacou, ainda, o abraço entre os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com grande repercussão na mídia.
Embora o fato tenha acontecido diante de uma comoção familiar, se referindo a perda da mulher de Lula, dona Marisa Letícia, Cristovam disse que o abraço entre os dois ex-chefes de Estado, representa uma simbologia para uma sociedade à beira de uma Guerra Civil, e que precisa de políticas sérias e comprometidas para reverter esse cenário preocupante e insustentável.
– Diante dessa crise institucional e econômica gerando um desconforto social, é necessário uma mudança de comportamento da classe política. E que o abraço entre os opostos sirva de instrumento de diálogo entre nos políticos na defesa dos interesses do Brasil – defende o senador.