SLZ: mulheres maranhenses se reúnem em Parada

São Luís será cenário da “Parada Maranhense de Mulheres”, nesta quarta-feira, dia 8 de março, a partir das 15h, na Praça Deodoro, no Dia Internacional da Mulher, organizada pelo Fórum Maranhense de Mulheres.

O movimento tem como frase de ordem “se não nos querem vivas, que produzam sem nós” , uma forma de ataque à violência que mulheres vivem todos os dias nessa cultura patriarcal e capitalista. Foto: Arquivo

Na agenda de reinvindicação, a luta por igualdade de direitos, contra a reforma da previdência, contra o feminicídio, o racismo, a homofobia, contra o patriarcado, a cultura do estupro, o machismo e todo tipo de preconceito de gênero.

O movimento tem como frase de ordem “se não nos querem vivas, que produzam sem nós” , uma forma de ataque à violência que mulheres vivem todos os dias nessa cultura patriarcal e capitalista.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), sete em cada dez mulheres foram ou serão violentadas em algum momento de suas vidas. São elas as maiores vítimas da guerra, vulneráveis à exploração, às violências geradas pelos processos migratórios, à xenofobia e ao racismo.

O estupro ainda é uma tática de guerra oficial em pelo menos 20 países. Dos 25 países com maior taxa de feminicídio no mundo, 14 estão na América Latina.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *