Com o objetivo de esclarecer e alertar a população sobre os riscos e sintomas da Tuberculose, o Sesc realiza nesta sexta-feira (24), Dia D da Campanha de Combate à Tuberculose, uma mobilização para intensificar o controle da doença em São Luís. A ação acontece no Terminal de Integração da Praia Grande, das 9h às 16 h.
Por meio de intervenção dialógica em rodas de conversa sobre e a realização de Quiz de perguntas sobre prevenção a doença, o Sesc pretende contribuir para o conhecimento do processo saúde-doença relacionado a Tuberculose.
A ação educativa em saúde visa ainda contribuir para a redução da morbimortalidade relacionadas à Tuberculose e assim garantir que ações integrem a pauta da atenção básica relacionada à doença evitando mais casos.
A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada pela bactéria bacilo de Koch que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. A transmissão é direta, de pessoa para pessoa, por meio da saliva, além da baixa resistência. A tosse seca contínua e, posteriormente, com secreção é o principal sintoma da doença, por isso o exame de baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico.
A doença tem cura, mas o tratamento é à base de antibióticos orais e leva em torno de 6 meses, sem abandono, em alguns casos pode ser estendido de 18 meses a 2 anos até se atingir a cura.
O Maranhão ocupa a 15ª posição entre as 27 Unidades Federadas. Em 2016, o Estado diagnosticou 2.531 novos casos. Entre as cidades com maior número de pacientes notificados estão São Luís, São José de Ribamar, Caxias, Imperatriz, Paço do Lumiar, Timon, Codó, Santa Inês, Açailândia e Pinheiro.