Abertas inscrições para o Maranhão na Tela 2017

O MARANHÃO NA TELA celebra sua primeira década em dez dias de intensa programação. Destaque na área de cinema do Maranhão, evento vai ocorrer de 16 a 26 de agosto, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Inscrições para as mostras competitivas começam esta semana.

Obra do maranhense Naldo Saori no festival que celebra 10 anos do Maranhão na Tela. Foto: Divulgação

O MARANHÃO NA TELA 10 ANOS prepara uma série de novidades para essa edição comemorativa. Além das mostras realizadas tradicionalmente, como a Panorama Brasil, que apresenta somente longas-metragens inéditos, e a Animarte!,que exibe anualmente mais de 350 animações de dezenas de países, a curadoria do festival planeja mostras especiais, como a que exibirá dez filmes dentre os melhores longas já apresentados pelo festival e uma mostra de clássicos do cinema nacional.

Outro importante item da programação, a Mostra Maranhão de Cinema, única categoria competitiva e destinada exclusivamente à produção cinematográfica local, abre inscrições a partir desta segunda-feira, dia 10/4.

– A expectativa em torno da competitiva é grande. São dez anos de atividade do Maranhão na Tela, comemorados num excelente momento do nosso cinema – diz Mavi Simão, diretora geral do festival. As inscrições poderão ser feitas pelo site do Maranhão na Tela (www.maranhaonatela.com.br).

Além dos filmes que participarão da competitiva, esse panorama se completará com a mostra em homenagem ao cineasta maranhense Joaquim Haickel, que terá uma retrospectiva inédita da sua obra.

– O MARANHÃO NA TELA é muito importante, não só por mostrar os trabalhos realizados pelos nossos e por outros cineastas, mas principalmente por proporcionar a realização de cursos e oficinas que possam aperfeiçoar o aprendizado das novas gerações – afirma Haickel, quase 40 anos de carreira.

Largada em junho

A novidade na maratona de capacitação é a parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, por meio do IEMA – Instituto de Educação do Maranhão, que certificará todos os cursos do MARANHÃO NA TELA 10 ANOS. A primeira atividade do festival está marcada para junho: a jornalista e roteirista Angélica Coutinho inicia os trabalhos com curso avançado de Roteiro de Ficção, de 40 horas.

Junto com o curso o MARANHÃO NA TELA anuncia a lista dos selecionados na competitiva, bem como todo o restante da programação de filmes, cursos e debates, além do nome do homenageado nacional.

O tom de celebração do festival é obra do artista visual maranhense Naldo Saori que produz murais no Brasil e exterior. A identidade visual foi criada a partir do óleo sobre tela Tudo para Ti.

Serviço:

MARANHÃO NA TELA 10 ANOS

De 16 a 26 de agosto
Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Praia Grande – Centro
Realização: Mil Ciclo Filmes
Todas as atividades têm acesso gratuito

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *