Plano de Trabalho da Fapema apresentado à imprensa

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, acompanhado de Silvane Magali Vale Nascimento, diretora Científica da Fapema, apresentou à imprensa, durante café da manhã, nesta segunda-feira (10/4), o Plano de Trabalho que irá nortear as ações da fundação para o ano de 2017. O evento aconteceu na sede da fundação, localizada na rua Perdizes, 5 – Jardim Renascença, São Luís -MA.

diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira. Foto: Divulgação

Com o tema “Energia, Vida e Criatividade: Novos olhares para a Ciência no Maranhão”, o Plano de Trabalho da Fapema se fundamenta em torno de quatro linhas de ação (Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência) e de programas que são operados por meio de editais, estruturados de acordo com os interesses estratégicos do estado do Maranhão.

Internacionalização

Na conversa com à imprensa, Alex Oliveira disse que a Fapema reafirma o exercício da ciência e da tecnologia a serviço da transformação social em todo o Maranhão. Ele o processo de interiorização das ações da fundação, saindo de uma situação de completa concentração em São Luís, para investir em novos polos, como Imperatriz, Caxias, Chapadinha, Bacabal e outros municípios, além de expandir a sua atuação científica produzida por pesquisadores maranhenses para o Brasil e mundo afora.

Segundo ele, a Fapema tem investido em pesquisadores maranhenses que trabalham desenvolvendo estágios internacionais, doutorados e pós-doutorados em 15 países. Enfim, a Fapema coloca a produção científica do Maranhão a serviço do mundo.

Silvane Magali Vale Nascimento, diretora Científica da Fapema e Alex Oliveira, diretor-presidente da Fundação. Foto: Divulgação

Transparência

Toda a política de bolsas da Fapema vem acompanhada de uma prática de transparência pública marcada pela divulgação mensal da lista de beneficiados, com modalidade, valores e instituição de pertencimento. Esta ação permite um maior controle público da fundação, das instituições de ciência e tecnologia e dos próprios programas de pós-graduação.

Em 2017, a Fapema criou novas estratégias que tornam a articulação com as diversas áreas de atuação do Governo do Maranhão ainda mais forte. Hoje, a fundação atua conjuntamente com diversas secretarias, sempre como ferramenta indispensável de
fomento das ações de ciência tecnologia e inovação. Fazem parte direta destas iniciativas: SECTI, SEDUC, SECTUR, SEGOV, SEEJUV, SETRES e SEINC.

Oficial

O Plano de Trabalho da Fapema para 2017 será lançado nesta terça-feira, dia 11 de abril, às 16h no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *