LumeArte: Núbia abre projeto que reúne Cinema e Música

O LUMEARTE é um projeto idealizado pela psicóloga e entusiasta da arte, Bartira Oliveira, que divide a produção da iniciativa com o jornalista Pedro Sobrinho, cuja estreia vai ocorrer na próxima quarta-feira, dia 19/4, às 19h, com a projeção do filme/documentário “Eu Não Sou Seu Negro”, do diretor haitiano Raoul Peck, e o show intimista de Núbia, acompanhada Rodrigo Nascimento (violão e backing vocal). O local do evento será o CINE LUME – Avenida Colares Moreira, S/N, Ed. Office Tower – Renascença II.

Eu Não Sou Seu Negro. Foto: Divulgação


Racismo

Indicado ao Oscar de documentário, “Eu Não Sou Seu Negro”, do diretor haitiano Raoul Peck, atravessa diversas camadas para se tornar uma das mais vigorosas reflexões sobre as relações raciais nos Estados Unidos. E o faz a partir de um livro inédito e não concluído do escritor norte-americano James Baldwin (1924-1987). O filme estreou no Brasil em fevereiro deste ano.

Com poderosa narração do ator Samuel L. Jackson, filme alterna imagens de protestos dos anos 60 e de marchas recentes.

Núbia: atração musical na estreia do LUMEARTE. Foto: Kayo Castro

Originalidade

Núbia Rafaele Rodrigues Santos, conhecida no meio artístico como “Núbia Rodrigues”, natural de São Luís, prestes a completar 22 anos, veio a serviço da música. A jovem cantora que busca se tornar uma “DIVA”, uma “LADY” da música produzida no Maranhão.

Ela surgiu cheia de personalidade, originalidade musical, um vocal grave, firme e com muito ‘GROOVE”, além de um discurso afiado e desafiando o tempo de hoje, de tantas informações, tantos compromissos, tantos desejos e tantas pessoas pra se conversar no WhatsApp, Instagram, Facebook, entre outras ferramentas do universo virtual.

Enfim, Núbia é uma artista cuja a vocação vem ‘desde a barriga da mamãe’ e que, aos poucos, vai conquistando o seu lugar ao sol. Como ela declara: “tenho fome e sede de cantar”.

Convergência

O LUMEARTE chega com o objetivo de apresentar uma programação composta por filmes contemporâneos, que têm em sua narrativa ou em aspectos formais uma relação direta com outras expressões artísticas.

Ao final das exibições são realizados shows, performance, entre outras intervenções, a fim de criar uma reflexão aberta ao público. Desta forma, o projeto tenta despertar o interesse do público por aspectos do cinema e sua relação com outras artes de maneira descontraída e informal.

No mundo, as pessoas têm muito contato com o audiovisual, e tentar entender a construção desse discurso é importante para que se compreenda o audiovisual como uma representação da sociedade.

Serviço:

O Quê: LUMEARTE
Quem: filme/documentário “EU NÃO SOU SEU NEGRO”, do diretor haitiano Raoul Peck, além de show com Núbia, acompanhada por Rodrigo Nascimento (baixo, violão e backing vocal).
Quando: 19/4/2017 (QUARTA-FEIRA), a partir das 19h
Local: CINE LUME – Avenida Colares Moreira, S/N, Ed. Office Tower – Renascença II
Ingressos: R$ 15,00 antecipado a partir do dia 12/4 depois das 16h na bilheteria dio CINE LUME.
Produção: PEDRO SOBRINHO

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *