Maio Amarelo lançado em solenidade no Palácio dos Leões

Foi lançado na manhã desta quinta-feira, no auditório do Palácio dos Leões, o calendário de ações do Movimento Internacional Maio Amarelo, no Maranhão. O programa é coordenado pelo governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA). O lançamento contou com a participação do governador Flávio Dino (PCdoB), da diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla e de representantes de instituições parceiras ligadas a segurança e saúde.

Diretora do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Larissa Abdalla Brito. Foto: Divulgação

Para a diretora do Detran-MA, Larissa Abdalla, o ideal é assistir os 217 municipios maranhenses. Ela conclamou à sociedade para refletir sobre a importância do Maio Amarelo.

– A sociedade tem que refletir sobre o tema o trânsito que temos e queremos. E nós somos os responsáveis por isso – complementou.

Mobilização

Durante todo o mês, o “Maio Amarelo” mobiliza diversos segmentos e realiza, em parceria com as instituições, uma série de estratégias de conscientização. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “Minha Escolha faz a Diferença”, busca lembrar a sociedade que os acidentes decorrem das escolhas erradas”. O alerta vai para o perigo que representa usar o celular ao volante; beber e dirigir; não respeitar a sinalização; transportar crianças sem a proteção necessária; não usar o cinto, entre outras regras de segurança.

Nesta edição, o Detran-MA ampliou as atividades da campanha para que a mensagem de segurança viária alcance mais cidadãos. Estão previstas ações educativas em escolas da rede pública e privada e em empresas, ações da Operação Lei Seca e do Projeto Direção Certa: Mais que um papo de Bar.

Corrida

Também como parte das ações do Maio amarelo no dia 7 (domingo) irá acontecer uma grande ação de panfletagem na Avenida Litorânea. No dia 21 terá uma corrida com percurso de 5 Km na Avenida Litorânea e no encerramento, dia 28, uma grande caminhada reunindo todos os parceiros do Maio Amarelo.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo foi lançado em 2010 pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 a 2020, a “Década de ações para a Segurança no Trânsito”. A campanha tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Este ano, o tema da campanha é “Minha escolha faz a diferença”.

Na campanha do ano passado, 84 municípios participaram do movimento. Durante o mês, o Detran-MA e parceiros fizeram 165 ações educativas, 110 palestras em escolas públicas e privadas, alcançando mais de 10 mil alunos. Em São Luís, 31 blitzen de fiscalização foram realizadas, 12 delas com foco na Lei Seca.

Este ano as ações serão realizadas em 114 municípios divididos por Ciretrans da seguinte forma:

Imperatriz- 5

Açailandia- 4

Grajaú-7

Pinheiro- 10

Chapadinha- 5

Presidente Dutra- 17

Santa Inês – 16

Bacabal- 5

Pedreiras-8

Timon-3

Barra do Corda – 3

Balsas- 7

São João dos Patos- 7

Codó- 3

Caxias-4

Carolina – 1

Paço do Lumiar- 3

São Luís – 6

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *