Alcântara em festa com o Divino Espírito Santo

Alcântara, situada a 18 Km de São Luís, fundada em 1648, considerada uma das cidades mais ricas do Maranhão, entre os séculos XVIII e XIX, com mais 300 construções coloniais, é cenário de uma das maiores festas da Cultura Popular do Maranhão. É a festa do Divino Espírito Santo, que teve início nessa quarta-feira (24/5) e vai até 4 de junho, com cortejos, visitas e rituais ricos em arte, roupas, canto (caixeiras), dança e culinária, a festa nos leva aos tempos áureos do Brasil Colonial. A festa terá como tema “Perpetuando a Fé e a Força do Nosso Povo”.

Festa do Divino Espírito Santo. Foto: Márcio Vasconcelos

O Divino

Realizada tradicionalmente cinquenta dias após a páscoa, a festa em geral começa com passeata e o levantamento do mastro da Imperatriz. Nos dias seguintes, a programação conta com alvorada das caixeiras e músicos, missa solene de Ascensão, na Igreja do Carmo, com a coroação da Imperatriz, cortejo pelas principais ruas de Alcântara, retornando à Casa do Divino.

Até o encerramento da festa, a população de Alcântara, assim como os visitantes, poderão conferir os cortejos, as visitas das mordomas e mordomos, procissão com a coroa do Divino e entrega de posto aos futuros festeiros.

A festa do Divino Espírito Santo no Maranhão é um dos muitos festejos que fazem parte da cultura popular do Maranhão, destacando-se como um dos mais importantes, por sua ampla difusão e pelo impacto que tem sobre a população. Hoje, existem dezenas de festas do Divino espalhadas por todo o Estado, levando adiante uma tradição viva e dinâmica, em que se destaca a beleza do repertório musical.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *