A Festança Junina no Ceprama se consolidou como o programa obrigatório das festas juninas em São Luís. A edição deste ano, foi um sucesso de público e animação. Maranhenses e gente de outros estados e países que aqui estavam entre os dias 26 e 28 de maio, saíram radiante com a organização e a alegria protagonizada pelas nossas manifestações folclóricas e os shows de artistas maranhenses.
O idealizador da Festança, o produtor cultural Mário Jorge Gonçalves, disse, com o sorriso estampado, que a edição da 14ª Festança Junina no Ceprama, em 2018, será uma prévia das comemorações dos 15 anos do evento, em 2019. Ele afirmou que nos próximo dois anos, a Festança será aberta sempre com uma atração nacional. Estão previstos shows com grandes nomes da MPB, da música local e do folclore brasileiro.
– Vamos trabalhar para manter essa nova tradição do São João do Maranhão, mas abrindo o leque para outras manifestações culturais existentes no Brasil. Afinal, de contas o Maranhão é Brasil. A nossa pretensão é inovar na Festança Junina no Ceprama. Com as bênçãos de Deus viabilizaremos, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão, a prévia junina mais esperada da Ilha. Ano que vem será um preparativo da grande celebração dos 15 anos do evento, em 2019 – disse o produtor Mário Jorge Gonçalves.
Neste ano, mais de 20 mil pessoas prestigiaram a Festança durante os três dias que abriram oficialmente as festas juninas no Estado. Em 13 anos de valorização, promoção e divulgação da produção cultural maranhense, mais de 250 mil pessoas, entre moradores e turistas, prestigiaram as várias edições do evento, que acontece sempre no Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), na Madre Deus, em São Luís (MA).