Uma iniciativa louvável e inevitável para São Luís. Me refiro a Feirinha São Luís, cuja segunda edição, vai ocorrer, no domingo (18/6), na praça Benedito Leite´(Centro Histórico da capital maranhense).
O projeto é realizado aos domingos de 7h às 15h e reúne produtos agroecológicos, exposição e comercialização de artesanato, artes plásticas e literárias, gastronomia e apresentações culturais locais. O projeto é executado por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com o Banco do Nordeste, Prefeitura de São Luís e do governo do Estado.
Os principais objetivos são a divulgação e comercialização do que é produzido pela agricultura familiar de São Luís e a difusão da gastronomia da zona rural. Serão expostos e comercializados produtos da agricultura familiar, tais como: frutas, verduras, doces, compotas e comidas produzidas na zona rural da capital.
As apresentações culturais começam cedo para animar o público. Ás 8h se apresenta a Banda da Feirinha, seguida do Cacuriá Assacana e a Banda da Guarda Municipal, na sequência, às 11h, o Boi Pirilampo e o Grupo Lamparina. Às 13h, fechando as atrações, o Boi Encanto da Ilha.
O novo ponto de encontro dominical, além de expor a diversidade cultural da Ilha, fomenta a economia criativa aos produtores da grande Ilha de mais de 11 polos que oferecem seus produtos por preços justos. Serão 61 barracas, 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia.
São parceiros da Feirinha São Luís o Banco do Nordeste, Sebrae-MA, Senac, Academia Maranhense de Letras, Associação Comercial do Maranhão, Sub-Prefeitura do Centro-Histórico, Associação dos Moradores do Centro, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Arquidiocese de São Luís, Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís, Semmam, Secom, Iphan, Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Setur, Semosp, SMTT, Secult, Semusc / Guarda Municipal, Semurh/Blitz Urbana.