Festa para Dona Teté do Cacuriá no Arraial de Santo Antônio

Almerice da Silva Santos, mais conhecida como Dona Teté, estaria festejando os seus 93 anos, nesta terça-feira, dia 27 de junho. E para lembrar a data, haverá homenagem a dama da Cultura Popular do Maranhão e do cacuriá, previso para as 18h, no Arraial de Santo Antônio, na praça de Santo Antônio, no Centro Histórico de São Luís.

Dona Teté do Cacuriá. Foto: Divulgação

Sua inserção no mundo da cultura popular se deu por volta dos seus 50 anos, quando começou a participar das festividades do Divino Espírito Santo, promovidas pelo folclorista Alauriano Campos de Almeida, o ‘seu’ Lauro, na Vila Ivar Saldanha, em São Luís. Integrou também o tambor de crioula, mas sua grande paixão passou a ser a dança do cacuriá.

Sempre irreverente com seu jeito de dançar – no cacuriá de seu Lauro era a única que rebolava de jeito sensual – destacou-se em tudo o que fez e em 1980 recebeu um convite do Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte) para ensinar o toque de caixa do Divino para uma peça teatral chamada “Passos”.

Em 1986, com a ajuda do grupo, criou o Cacuriá de Dona Teté, que hoje é conhecido dentro e fora do país. Já fez apresentações em vários estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco, Tocantins e Bahia, e em 1994 levou o grupo para Portugal.

Dona Teté morreu no dia 10 de dezembro de 2011, aos 87 anos, vítima de uma AVC.

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *