Começa nesta quarta, a 10ª edição do Maranhão na Tela

Começa nesta quarta-feira (16/8), a 10ª edição do Festival Maranhão na Tela, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Centro Cultural Vale Maranhão e Espaço Chão, em São Luís.

“Mexeu com Uma Mexeu com Todas (2017)”, de Sandra Werneck, com Maria da Penha, Luíza Brunet e Clara Averbuck abre o Festival Maranhão na Tela. Foto: Divulgação

Evento, que ocorre até o próximo dia 26, terá Panorama Doc Brasil, Mostra Maranhão de Cinema, Anim!arte, além de oficinas, cursos e Cine Café.

A abertura será às 20h no Teatro Alcione Nazaré com apresentação do documentário “Mexeu com Uma Mexeu com Todas (2017)”, de Sandra Werneck, com Maria da Penha, Luíza Brunet e Clara Averbuck.

O filme aborda a questão da violência contra a mulher e a importância do apoio às vítimas. A narrativa é criada a partir de um conjunto de entrevistas com mulheres influentes no país como a ex-modelo Luíza Brunet, a nadadora Joana Maranhão e a farmacêutica Maria da Penha – que dá nome à lei que criminaliza a violência contra a mulher.

O Maranhão na Tela 10 Anos vai homenagear os cineastas Lírio Ferreira, Sandra Kogut, Lúcia Murat, Rosemberg Filho, Bruno Safadi, Marcelo Gomes, Gabriel Mascaro, Cavi Borges, José Jofily e o maranhense Joaquim Haickel. Todos têm presença confirmada no evento, com exceção de Rosemberg e Sandra Kogut.

Também confirmaram sua vinda a São Luís, entre outros, Daniel Oliveira (do filme Sangue Azul, de Lírio Ferreira), Júlio Machado (protagonista de Joaquim, de Marcelo Gomes), Jorge Itapuã Beira Mar (diretor), Carol Benjamim (produtora e roteirista), Patrícia Nidermeier (atriz), Christian Caselli (diretor e produtor), Nizo Neto (ator) e Clara Averbuck, que ministrará uma oficina de criação literária.

Como nos anos anteriores, o MARANHÃO NA TELA 10 ANOS exibe as tradicionais mostras do Panorama Doc Brasil, com quatro documentários; a Mostra Maranhão de Cinema, com mais de 50 filmes, a Anim!art, com 420 animações de dezenas de países, além da etapa formativa, com oficinas e cursos sobre diversos ofícios ligados à arte cinematográfica, e o Cine Café.

Os filmes dos homenageados serão exibidos no Cine Praia Grande e as demais mostras, no Teatro Alcione Nazaré. A programação completa está disponibilizada no site www.maranhaonatela.com.br.

A realizadora do evento, Mavi Simão, assina a curadoria geral ao lado do jornalista e produtor Breno Lira Gomes.

– São dez anos de atividade comemorados num excelente momento do nosso cinema e para participar dessa festa estamos reunindo grandes realizadores e filmes que fazem parte da história do MARANHÃO NA TELA – afirma Mavi Simão.

A identidade visual do festival é assinada pela designer Amanda Simões a partir da obra Tudo para Ti, criação do artista plástico maranhense Naldo Saori, criada especialmente para esse momento de celebração.

Exibição e formação

A Mostra Maranhão de Cinema, única categoria competitiva e destinada exclusivamente à produção cinematográfica local, reunirá 53 filmes, entre eles cinco longas, fora a categoria videoclipe, outra novidade dessa edição. O panorama de filmes locais se completa com uma curadoria de filmes de Joaquim Haickel, maranhense que integra o time dos dez homenageados.

– O Maranhão na Tela é muito importante, não só por mostrar os trabalhos realizados pelos nossos e por outros cineastas, mas principalmente por proporcionar a realização de cursos e oficinas que possam aperfeiçoar o aprendizado das novas gerações – afirma Haickel.

O festival, referência no cinema estadual, teve sua primeira edição em 2007 e é pioneiro no Maranhão a incluir oficinas de capacitação nesse tipo de evento. Neste ano essa maratona está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, por meio do IEMA – Instituto de Educação do Maranhão, que certificará todas as oficinas.

O Maranhão na Tela 10 Anos é uma realização da Mil Ciclos Filmes,com patrocínio da OI e da TVN, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e do Banco do Nordeste, pela Lei Rouanet. O festival tem apoio cultural do Instituto Oi Futuro e das secretarias estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia.

Serviço:

MARANHÃO NA TELA 10 ANOS

De 16 a 26 de agosto
Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Rua da Feira Praia Grande, 162 – Centro
Centro Cultural Vale Maranhão – Avenida Henrique Leal (Rua Direita), 149, esquina com a rua do Giz – Praia Grande – Centro
Realização: Mil Ciclos Filmes
Patrocínio: OI, TVN e Banco do Nordeste
Apoio cultural: Oi Futuro e Secretarias estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia

MOSTRA MARANHÃO DE CINEMA – às 15h30, 18h e 19h30 (Teatro Alcione Nazaré)
MOSTRA DOC BRASIL – às 19h30 (Teatro Alcione Nazaré)
FILMES DOS HOMENAGEADOS – às 14h30, 16h30 e 18h30 (Cine Praia Grande)
ANIM!ARTE – Festival de animação – às 9h30 e 15h30 (Teatro Alcione Nazaré); às 15h (CCVM – sala 2); e às 18h15 e 19h30 (Cine Rampa, sessões ao ar livre)
COMPETITIVA VIDEOCLIP – dias 17 e 24, às 22h30 (Espaço Chão)
CINE CAFÉ – às 18 e 20h (Centro Cultural Odylo Costa, filho)
MASTER CLASSES – às 10h e 14h30 (Cine Praia Grande)
CURSOS E OFICINAS – 9h e 14h30 (CCVM – Sala 1) e 9h e 15h (CCVM – Sala 2)
Ícaro tem 11 anos. Ama cinema. É uma enciclopédia falante (no sentido mais literal) de filmes e séries.
Desenha muito bem, ler e escrever. Suas leituras, claro, são obras que originaram ou se originam de filmes e séries. Ele se tornou um grande leitor quando descobriu que os livros trazem mais detalhes que os filmes.
Se autodefine Nerd e isso é mantido com muita honra. É um excelente aluno.
Nasceu no dia 25 de maio, dia do orgulho nerd (outro motivo de contemplação)
Já circula na área do cinema, tendo boas relações de amizade com alguns cineastas da atualidade como; Keyci Martins, Amy Loren, Rafaelle Petrini, Josh Baconi, Mavi Simão e Marcos Pontes. Todos, grandes incentivadores!

O filme foi um pedido da professora do Colégio Santa Teresa, para ser mostrado no encerramento de um curso realizado na escola chamado PROERD – Prevenção e combate às drogas, da polícia militar. Esse pedido veio após a professora tomar conhecimento da participação de Ícaro num curso de férias na Escola de Cinema Lume – Direção de filmes para crianças, em julho de 2016.

Ícaro, escreveu o roteiro, dirigiu e atuou. Teve total apoio, claro, de sua mãe, que é produtora.
Para a inscrição no festival Maranhão na tela – 10 anos, fizemos uma regravação, para melhorar a qualidade.

Pretendemos participar de outros festivais locais e em outros estados.

A seguir, os créditos do filme curta metragem Que droga!

DIREÇÃO E ROTEIRO
Ícaro Jonio Cordeiro

ASSISTENTE DE DIREÇÃO
Keyci Martins

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO
Marla Silveira

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Keyci Martins e Jerry Quadros

ELENCO
Ícaro Jonio Cordeiro, João Kais, Luis Felipe Castro, João Guilherme Castro, Keyci Martins, Manoel Freitas

PREPARAÇÃO DE ELENCO
Armando Véras

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Marla Silveira

SOM DIRETO
Mayara Mello

MONTAGEM E EDIÇÃO
Claudia Marreiros

TRILHA SONORA
Dedos e anéis – Marcos Magah
A Polêmica – T.A. Calibre 1

Comentários Facebook

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *