O Forte de Santo Antônio, localizado na área do Espigão Costeiro, na Ponta D`Areia, foi revitalizado e entregue à população, nesta sexta-feira (8/9), a data em que se comemora o aniversário de 405 anos de São Luís.
O Forte, considerado patrimônio turístico e da Humanidade, ganha uma belíssima paisagem. E mais um espaço para visitação pública e geração de renda.
Parcerias
A revitalização realizada pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) incluiu melhorias nas áreas internas e externas ao Forte.
Nos prédios, que agora serão utilizados como espaços de promoção da cultura e turismo, com exposições artísticas e eventos, foram trocados os revestimentos nas paredes, pisos e telhado, que foi inteiramente refeito. Os canhões e a estrutura original que sustentava o farol, originários da França e instalados no século XIX, foram inteiramente restaurados.
Além da nova estrutura física, o Forte de Santo Antônio recebeu iluminação especial instalada pela Prefeitura de São Luís. O projeto contou com instalação de 57 luminárias decorativas em LED com jatos de luzes de diversas cores. Para valorizar a importância histórica do monumento, o Forte receberá um museu permanente de embarcações maranhenses.
Histórico
Originalmente construído no final do século XVII, o Forte de Santo Antonio da Barra é uma das edificações militares mais antigas da capital e marca o período de resistência portuguesa às invasões de outros países estrangeiros à colônia.