As cidades de São Luís e Alcântara sediam, entre 26 e 29 deste mês, a Semana de Cultura Popular, evento que este ano comemora os 35 anos de fundação do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, ligado à pasta de Cultura do Governo do Maranhão.
Com debates, rodas de conversa, exposições, oficinas, exibição de documentários e apresentação de trabalhos acadêmicos, o evento já faz parte do calendário cultural do estado e anualmente promove ações de valorização e preservação da memória e cultura popular no Maranhão.
As atividades vão acontecer no Centro de Cultura Popular e Casa do Maranhão, em São Luís, e no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino em Alcântara.
Com vagas limitadas, as inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no Centro Domingos Vieira Filho, Rua do Giz, 221, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.
Para Carlos Lula, gestor de Cultura Popular da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o destaque do evento fica por conta da variedade de temas e dos debates no contexto acadêmico.
– Várias mesas redondas com temáticas diferentes serão apresentadas, como a questão do reggae inserido na cultura popular, perspectiva do carnaval maranhense, embarcações artesanais e liberdade religiosa – pontua Carlos.
– Outra novidade são as três sessões para apresentação de trabalhos acadêmicos, uma oportunidade para acadêmicos e pesquisadores interessados na preservação e discussão da rica e variada cultura popular maranhense – acrescenta.
Inscrições
Interessados em participar das sessões de trabalhos acadêmicos têm até o dia 25 para enviar propostas para o email spc@sectur.na.gov.br, conforme critérios exigidos. Podem participar pesquisadores de graduação, pós-graduação e profissionais de Ciências Sociais, Comunicação, História, Geografia, Turismo e áreas afins.
O Lúdico e o Religioso na Cultura Popular, Artesanato Popular e Medicina Popular são os temas abordados. Os critérios de participação podem ser consultados no site da Sectur: www.sectur.ma.gov.br.
Oficinas
As oficinas serão realizadas na Casa da Fésta, que fica no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Estão previstas as oficinas de Biojóias (27/09), Cerâmica (28/09), Arte e Artesanato Popular e Objetos Reciclados (29/09). O horário é de 9h às 12h e das 14h às 17h.
Alcântara
Em Alcântara, vai ter roda de conversa com as caixeiras, bandeirinhas e outros festeiros da Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do Maranhão. Outro destaque é a palestra ‘O Artesanato da Fibra de Buriti e o Barro de Itamatatiua’ com a pesquisadora convidada Nildelea Araújo Morais.
Outras atividades contemplam exposição e visita guiada à Casa do Divino e exibição do documentário ‘Antônio de Coló, o Divino Artista’. A programação acontece no Museu Histórico de Alcântara e Casa do Divino, Praça da Matriz, Centro da cidade.
A programação completa está no site da Sectur. Mais informações nos telefones 98-3218-9924 ou email scp@sectur.ma.gov.br para São luís e 98-99189-0199 para Alcântara.