O Grupo Teatrodança celebra 32 anos. Várias atividades serão apresentadas, neste sábado, 30 de setembro de 2017, às 19h. Teatro Alcione Nazaré, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Praia Grande. Entrada gratuita, mas doações serão aceitas.
Performances:
Menestréis com Talita Guimarães
Ilhadas com Júlia Emília
TRANSgressão com Victor Vihen
Trinta e dois com Alex Costa, Eline Cunha e Thayliana Leite
Menestréis
Talita Guimarães é jornalista, escritora, cineasta. Editora do “Ensaios em Foco” e coordena experiências de leitura e escrita no “Literatura Mútua”. Parceira do Teatrodança apresenta texto original sobre a trajetória do Grupo.
Ilhadas
Ilhadas faz parte de uma trilogia que se propõe a constituir linguagem com a qual uma artista da cena começa a escrever sua própria história e sistematizar suas ideias, teorias, técnicas e análises, como meio de preservar sua memória e construir uma crítica que envolva diretamente a cena, investigando dramaturgias com as matrizes das expressões populares maranhenses. Prêmio Categoria Desenvolvimento Humano FAPEMA/2016.
A terra pode ser distante da pessoa. Bertolt Brecht diz que une duas presenças no poema O Elogio da Terceira Coisa. A dor maior é a inocência perdida. São meninas que somem. São mulheres que choram. O sentimento feminino contra dor nas tradições brasileiras de lutas permanece no corpo e permite dar continuidade ao ato de viver.
TRANSgressão
Em pleno século XXI atravessamos violências que expõem o que está para além da máscara social. Um fato verídico é que o homo sapiens, apesar de significar “o ser humano que tem consciência do que sabe”, por instinto de preservação da espécie, mantém véus de exclusão, pavor do que é diferente, e trata de ridicularizá-la, violentá-la e exterminá-la de seu campo de ação.
Em comparativo, quando um ser não se enquadra nos padrões do chamado gênero, se classifica como falha genética ou erro de criação. Por que não utilizar a glitch art para evidenciar estas relações e deletar o raciocínio preconceituoso que nos cerca?
Selecionado para o 13º World Women Congress- Fazendo Gênero 11 TRANSgressão une visualidade e ação, corpo e mente, imersão e interação.
Trinta e dois
O musical performático remete ao trabalho, arte e vida do Grupo Teatrodança em sua trajetória, e arremete com força a poética dramatúrgica em cenas com textos, sonoridades, movimentos e gestualidades passadas, presentes e futuras. Dirigido pela instrumentista Eline Cunha, apresenta as versatilidades de Alex Costa e Thayliana Leite. Para estimular canais finaliza com brindes de gengibaça, sabor e aroma genuínos!