Assinado termo de cooperação que irá direcionar as ações de restauração do Edifício João Goulart, no centro de São Luís. Um pregão presencial para a escolha da empresa que vai reformar e locar o edifício está marcado para esta quinta-feira (19).
O secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maurício Abreu, reuniram-se nesta segunda-feira (16) para assinar o termo de cooperação. As instalações abrigarão secretarias e outros órgãos estaduais.
O Edifício João Goulart foi construído em 1957. É uma das primeiras construções modernistas de São Luís, além de chamar a atenção na paisagem por se tratar de um dos pontos mais altos da cidade. Ele se situa no coração do Centro de São Luís, cujo grande valor histórico, artístico e cultural é reconhecido mundialmente, sendo considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O imóvel está localizado na avenida Dom Pedro II, próximo ao Palácio dos Leões e possui pouco mais de 6 mil m² de construção, sendo dois subsolos, térreo e 10 andares. Por muitos anos, o edifício abrigou a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contudo há mais de 20 anos encontra-se desocupado. Sob o domínio do INSS, o prédio passou por três tentativas frustradas de reforma, até que, no final de 2016, o Governo do Estado assumiu a propriedade do imóvel e se propôs a resgatá-lo.