O guitarrista e bandolinista Ronaldo Rodrigues está de volta ao palco do bar Chico Discos (rua de São João – Centro), onde apresenta o show Black & Tal, nesta sexta-feira, (22/12), às 20h. No repertório do instrumentista, jazz, soul, blues, folk e rock, quase sempre em molde instrumental.

O formato desta edição do Black & Tal é semelhante ao apresentado na etapa de música instrumental do festival BR-135, realizada em novembro, quando Ronaldo Rodrigues se apresentou na praça Nauro Machado.
A apresentação no charmoso casarão do Chico contará com as participações especialíssimas dos cantores e compositores maranhenses Marcos Magah e Madian, que misturam rock com variadas vertentes da música brasileira.
No show, Ronaldo Rodrigues interpretará composições de Herbie Hancock, The Meters e Grant Green. Além de gêneros da música negra americana, ele mostrará sua paixão pelo bandolim, ele interpretará uma música do Led Zeppelin, em molde folk.
Ronaldo também promete executar composições do parceiro musical Jorge Amorim, um choro-salsa de Eduardo Neves, além de peças autorais.
No palco, o artista estará acompanhado de nomes como Jorge Ribeiro (baixo), João Neto (flauta) e Bigorna (trompete), Fernando Hell (bateria), Baé Ribeiro (percussão) e Márcio Maguelo (berimbau).
Blues e Choro
Radicado no Rio de Janeiro desde 2008, o guitarrista e bandolinista maranhense Ronaldo Rodrigues desenvolve um trabalho eclético, que transita pelo jazz, choro, blues, soul e rock, sempre no universo da música instrumental.
Na capital fluminense, ele se graduou em música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integra o grupo Novos Chorões (choro). O artista participa, ainda, eventualmente do Jorge Amorim & Tribo, de world jazz.
Conhecido em São Luís por ter integrado diversas bandas de blues e rock, que atuaram na capital maranhense nas últimas décadas, entre as quais Palavra de Ordem, Bota o Teu Blues Band e Som do Mangue, o artista já passou uma longa temporada em Londres, quando chegou a se apresentar na edição do ano 2000 do famoso festival Glastonbury, ao lado do grupo de hard rock Plastic Grapes.
Desde 2001, quando retornou para o Brasil, o músico buscou ampliar o seu trabalho, aprimorando o domínio de instrumentos como a guitarra e o bandolim e aperfeiçoando técnicas de improvisação, tanto em vertentes jazzísticas quanto no choro brasileiro.
O show “Black & Tal” já foi apresentado algumas vezes em São Luís, em diferentes bares da cidade, incluindo o Odeon e o Chico Discos. Em todas, Ronaldo Rodrigues foi acompanhado de um time de músicos locais. Porém, o repertório e a formação da banda nunca se repetem, embora a proposta e o conceito musical sempre são mantidos, ou seja, interpretar alguns dos melhores gêneros da música negra, com muito groove e suingue.
SERVIÇO
Show Black & Tal, de Ronaldo Rodrigues
Quando: Sexta-feira, 22, às 20h
Local: Chico Discos (rua de São João – Centro)
Ingressos: R$ 20
Texto: Jornalista Eduardo Júlio